Topo

Top Spin 4

RODRIGO GUERRA

Colaboração para o UOL

02/05/2011 17h48

Consistência: essa é a palavra que melhor descreve a série "Top Spin". É possível sentir que desde sua primeira versão, lançada em 2005, o jogo já era bem sólido, com particularidades e mecânicas autênticas. Desde então, a marca se fortaleceu e agora mantém o pódio entre os simuladores de tênis. A série nasceu não para competir com "Virtua Tennis", da Sega, mas sim para ser uma alternativa para aqueles que queriam uma mecânica de jogo profunda e um modo de carreira mais completo.

Jogo após jogo, "Top Spin" foi se tornando um game mais completo e exigente e é exatamente isso o que a quarta versão da franquia oferece - e não vai deixar fãs da série desapontados.

Back Hand

A grande novidade de "Top Spin 4" foi a forma que a 2K Sports repensou os controles. Os botões da frente do controle continuam seguindo as formas de enviar a bolinha amarela para a quadra do adversário. Com o botão Flat, que manda a bola mais rente à rede e quica menos, porém ela é mais lenta. Já a bola que dá nome ao jogo, Top Spin, é o oposto e dificulta a devolução do adversário.

Porém, a diferença está na forma que estes comandos podem ser realizados, sendo feito o power service ou o precision service. Na primeira opção o jogador deve segurar o botão e soltar no momento certo, mandando a bola com mais força para o adversário, porém com menos precisão. Já o precision service é acionado dando um leve toque no momento certo, permitindo que o jogador coloque a bola exatamente no lugar que imaginava, mas com menos força.

Os controles de bola podem ainda ser modificados com botões de ombro, que adicionam mais curva ou faz com que a bola perca a força e caia rente à rede (também conhecido como drop shot). Os efeitos também podem ser aplicados nos saques ou usando a alavanca analógica direita, o que pontua ainda mais o espírito de simulação do game.
 

Veja o trailer de lançamento de "Top Spin 4"


Por mais exigente que o game seja, existe uma preocupação para fazer com que os iniciantes aprendam a forma de se jogar corretamente, como as 'aulas de tênis' que podem ser feitas no modo de treino ou ainda na tela inicial na qual é possível treinar o posicionamento contra a maquina disparadora de bolas.

Além das aulas, o modo de carreira permite que você crie um jogador que vai subir no ranking da ATP até consiga experiência suficiente para disputar raquetadas contra os principais tenistas. A lista inclui os principais astros da atualidade como Rafael Nadal, Roger Federer e Serena Willians. As estrelas clássicas do esporte, como Pete Sampras e André Agassi, também estão presentes e adicionam um pouco de saudosismo para os fãs do esporte.

O que desaponta é que os jogadores criados pelo usuário não podem ter a mesma habilidade dos astros. Grande parte desse problema se deve pelo sistema de evolução que tem o limite de 20 níveis. Para disputar com os atributos de Nadal, por exemplo, seriam necessários mais uns dez, no mínimo.

A dificuldade também é desmedida, pois grande parte do game é muito fácil, inclusive em competições contra os astros, como os torneios de masters. Dificilmente os saques vão passar de 75 quilômetros por hora, o que facilita a recepção e o controle da partida. A coisa só muda de figura quando o jogador está totalmente desenvolvido e chegam as partidas de Grand Slam. A curva de dificuldade dá uma grande virada e se torna uma tarefa hercúlea chegar às oitavas de final.

Mesmo tendo essa disparidades, "Top Spin 4" tem um dos melhores modos de carreira já feitos para um game de esporte, permitindo que o jogador suba na classificação da ATP e participe de campeonatos fechados para os líderes do ranking. Não só isso, conforme partidas são vencidas, mais roupas e acessórios são liberados para serem usados nas quadras.

Além disso, o jogador criado no modo de carreira é utilizado no modo online que é um outro modo de carreira por si só. O melhor é que depois de algum tempo, você vai querer disputar contra os melhores usuários do mundo no modo World Tour. Cada semana equivale a uma "temporada" e os jogadores disputam entre si para ficarem em primeiro lugar naquela semana. O mais legal é que todas as disputas online com o jogador criado rendem pontos de experiência, o que acaba dando a sensação de evolução mesmo fora do modo solo.

Conheça um pouco dos vários modos de jogo

É importante lembrar que, se perder uma partida naquela semana, terá que esperar a temporada passar para voltar a jogar no modo de carreira online - ou criar um outro tenista para tentar a sorte novamente.

É uma pena que o game não ofereça um modo mais elaborado para jogar com os tenistas profissionais. O modo de exibição e arcade estão lá apenas para cumprir tabela. Seria muito mais interessante se a 2K Sports tivesse pensado desafios específicos para os astros, da mesma forma que a empresa fez com o "NBA 2K11" e que a EA Sports faz sempre com as séries "Madden NFL" e "FIFA".

Entrar no mundo dos tenistas profissionais requer apenas o uso de controles

"Top Spin 4" tem um modo de carreira muito bom, mesmo escorregando em pontos como a dificuldade. O modo online é bastante robusto e interessante e sua integração com a carreira offline é bastante divertida. A maior reclamação vai para a falta de um modo arcade mais elaborado e divertido. No final das contas, fica claro que a 2K Sports vem mantendo a consistência e amadurecendo a série "Top Spin" a cada novo game da série que chega às lojas.

Nota: 8 (Ótimo)