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Unreal Tournament III

11/01/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
A Epic demorou mas finalmente colocou nas prateleiras o quarto capítulo de sua famosa franquia de tiro em primeira pessoa. Quarto? Entre o "Unreal Tournament" original, de 1999, criado a partir do Unreal Engine e este novo "Unreal Tournament III", criado com o novo Unreal Engine 3, foram lançadas as versões 2003 e 2004, criadas a partir do mesmo do Unreal 2, apresentando apenas pequenas diferenças de estrutura, balanceamento e extras. E isso evidencia que "UT" funciona basicamente como um grande demo tecnológico para a Epic, um amostra do que é possível fazer com seu pacote de ferramentas do momento (aliás o jogo, mesmo em sua versão para PS3, tem suporte para criação de mods). Até mesmo porque, hoje, o design dele, de ação desenfreada ao estilo arena, parece ultrapassado no cenário atual, com jogos de tiro com roteiros elaborados e com forte base no realismo.

De volta à arena

Conheça a história
"Unreal Tournament" pode ter parado no tempo no que diz respeito a seu conceito, mas nem por isso ele se torna um jogo qualquer. Sua tradição impõe respeito, principalmente entre jogadores veteranos que viveram o auge da competição entre "Quake III: Arena" e o "Unreal Tournament" clássico, com duelos online eletrizantes, repletos de pulos duplos e tiros de foguete.

Para tentar dar uma renovada e disfarçar que o foco do título é a competição online, a Epic desta vez incluiu um modo para uma pessoa com direito a uma história original, que, ainda que soe excessivamente genérica e termine de uma forma abrupta, funciona como uma boa introdução à mecânica do jogo e batismo de fogo para os combates online. Há também a opção de jogar offline sozinho, contra bots, ou seja, adversários controlados pelo computador.

É algo definitivamente necessário para os novatos já que "Unreal Tournament III" é um jogo que não dá trégua para aqueles que ficam parados marcando bobeira. Por mais variadas que sejam as paisagens e os modos de jogo, a ação se foca em combates frenéticos, que requerem muita agilidade e concentração. Para ter sucesso é necessário correr e pular sempre, para se esquivar dos ataques inimigos, e ao mesmo tempo atirar com precisão. É uma experiência que, diante de tanta intensidade, é cansativa mas definitivamente compensadora.

Os veteranos do PC se sentirão em casa apesar das mudanças; tudo funciona basicamente da mesma maneira. Já no PC, o ritmo parece cair um pouco, talvez para compensar o uso do gamepad, mas mesmo quando se jogado com mouse e teclado (o videogame da Sony suporta ambas as interfaces ao mesmo tempo) isto se mantém. Mas não necessariamente isto torna a experiência menos desafiadora.

Áudio e Gráficos

O torneio em plena ação
Apesar dessa pequena diferença nos controles, as duas versões são praticamente idênticas no aspecto técnico. A versão de PS3 até mesmo pede espaço em disco para instalar arquivos de cache, o que com certeza diminui a tela de espera. Os gráficos trazem tudo do que se espera de um título de ponta, com texturas de alta qualidade e efeitos de luz e partículas que criam um ambiente de caos, mesmo em meio a cenários bucólicos. O áudio, se ligado a um equipamento de home theater, também impressiona pela riqueza de detalhes e ajuda no campo de batalha, por ampliar a sensação espacial, tornando mais clara a posição de outros personagens e veículos a seu redor.
Armas e veículos

Boa parte das armas e veículos de "Unreal Tournament 2004" está de volta, obviamente com vários ajustes e modificações (o Flak Cannon por exemplo parece ter ficado bem mais fraco). Para os saudosistas o Impact Hammer e a dupla de Redeemers do primeiro jogo estão de volta, além do Stinger, da série original de "Unreal", substituindo armas como a Minigun e o Assault Rifle.

Os veículos da versão 2004 também retornam dentro da facção da Axon Corporation, mas em contrapartida, há uma coleção de novos modelos específicos, com um design mais gótico, da Necris (os oponentes dos tradicionais personagens da franquia, que parecem como mortos-vivos), mas apesar do design e funcionamento diferenciados, sem mantêm equilibrados.

Talvez o aspecto mais interessante seja a inclusão do hoverboard para todos os jogadores, como aquele skate flutuante de Michael J. Fox em "De Volta para o Futuro parte 2". Com ele se cria uma nova dinâmica nos mapas já que é possível ativá-lo para ir mais rápido ao ponto do objetivo sem ter que recorrer a ajuda de veículos mas, em compensação, qualquer ataque resulta em queda e perda da bandeira, por exemplo.

Modos de jogo

Mata-mata online
Como a mecânica do jogo gira em torno de duelos online, é claro que "Unreal Tournament III" se dispõe a apresentar uma grande variedade de modos de jogo. Há os tradicionais de todos os jogos que se prezam como Deathmatch, Team Deathmatch e Capture the Flag (com a variação que traz veículos, a Vehicle Capture the Flag), além do Duel, que é um mata-mata que lembra as antigas competições nos jogos de lutas do fliperama.

Mas grande chamariz do pacote é, com certeza, o Warfare, que reúne características dos antigos modos Assault e Onslaught, apresentando um grande campo de batalha onde é necessário capturar pontos estratégicos que rendem respawn points e novos recursos. Com times formados por jogadores sérios e entrosados, este modo se revela como uma das experiências online mais intensas e divertidas dos últimos tempos, diante da grandiosidade das batalhas e suas repercussões.

CONSIDERAÇÕES

Apesar de parecer ultrapassado por se manter fiel às suas origens, "Unreal Tournament III" continua a proporcionar grandes doses de emoção. A versão para PS3 não fica devendo nada à do PC e, em ambos as plataformas, o jogo impressiona por sua jogabilidade balanceada, gráficos e áudio de primeira linha e a capacidade ilimitada de se renovar através de seus pacotes de ferramentas para a criação de mods. Fãs sérios de jogos tiro e ação não devem deixar passar.

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    GALERIA

    Unreal Tournament III (Playstation 3)

    96 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Epic Games
    Lançamento: 10/12/2007
    Distribuidora: Midway
    Suporte: 1-16 jogadores, disco rígido, cartão de memória
    Outras plataformas: PC X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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