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Call of Duty: Ghosts

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do GameHall

09/09/2013 17h54

  • Missões de combate submerso estarão em "Call of Duty: Ghosts".

Em time que está vencendo não se mexe. Essa parece ser a ideia principal por trás do desenvolvimento de "Call of Duty: Ghosts", décimo capítulo da franquia mais popular da indústria do entretenimento. Com versões para consoles de duas gerações distintas, o game traz várias novidades para seus modos campanha e multiplayer - mas nenhuma que altere drasticamente a experiência já conhecida pelos fãs.

A campanha de "Ghosts" se encaixará nos moldes das de seus predecessores, com estágios bastante lineares repletos de momentos explosivos. Enquanto isso, o modo competitivo manterá o ritmo frenético da série, levemente alterado pela inclusão de algumas mecânicas de controle. Certamente, fãs irão sentir-se em casa, mesmo que estejam jogando em novos consoles.

VEJA TRAILER DE "GHOSTS" LEGENDADO EM PORTUGUÊS

Um cenário incomum

TIROTEIO ENTRE SHOOTERS

  • Na virada entre gerações, a competição pelo título de shooter mais popular não será leve. Conheça um pouco mais sobre os concorrentes de "Battlefield 4" neste artigo.

A Activision e a Infinity Ward estão mantendo os detalhes da trama do jogo guardados a sete chaves, mas já sabemos que ela seguirá uma das tendências da linha "Modern Warfare", apesar de não ter ligações diretas com os três jogos da marca. Assim como estes, "Ghosts" quebrará a ilusão de invencibilidade dos EUA, apresentando uma versão fragilizada da nação.

Após um evento de escala global, os EUA perderam seu título de super-potência. Dez anos depois, um novo inimigo surge para ameaçar essa civilização que tenta se reerguer, obrigando agentes especiais de todas as divisões militares do país a unirem forças. Surge assim a iniciativa 'Ghosts', que une apenas a elite dos soldados americanos.

Com um grupo de personagens jogáveis inéditos que inclui até mesmo um cachorro, a campanha apresentará um esforço pela sobrevivência de uma antes poderosa nação que agora encontra-se devastada.

  • Muitos dos mapas do modo multiplayer de "Ghosts" terão foco no fator verticalidade.

Multiplayer com a cara dos jogadores

CONTEÚDO ENTRE GERAÇÕES

  • Por meio do que a Activision está chamando de 'conta Call of Duty', que substituirá o serviço 'Call of Duty Elite', fãs poderão passar suas estatísticas do PS3 para o PS4 e do Xbox 360 para o Xbox One. Além disso, extras pagos serão compartilhados entre as plataformas da mesma empresa.

Pela primeira vez na série, fãs poderão personalizar seus soldados para o modo multiplayer não apenas em termos de armas e equipamentos, mas também com diferentes opções cosméticas. Será possível até mesmo adentrar os campos de batalha na pele de uma combatente mulher.

No controle do soldado que desejar, os jogadores participarão de combates em mapas que a Activision chama de 'cenários dinâmicos'. Em alguns deles, eventos fora do controle dos soldados alterarão completamente a paisagem da área, enquanto outros acontecimentos de menor escala - como a explosão de uma porta - poderão ser desencadeados pelos próprios jogadores.

Diferente do que acontece na série "Battlefield", porém, a influência dos jogadores só será efetiva em pontos pré-determinados dos mapas. Não há, por exemplo, explosão dinâmica de estruturas ou paredes.

Mesmo assim, a inclusão de mapas dinâmicos deve servir para alterar o ritmo das partidas multiplayer. Em um cenário chamado Strikezone, por exemplo, soldados enfrentam-se pelos corredores de um prédio até que o impacto de um míssil reduz a área a escombros empoeirados.

VÍDEO APRESENTA O ONLINE DE "CALL OF DUTY: GHOSTS"

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Novas experiências

NO WII U

  • Dos grandes shooters previstos para o fim de 2013, "Ghosts" será o único com uma versão para Wii U. Diferente das outras, ela não será desenvolvida pela Infinity Ward, mas sim pela Treyarch, que tem familiaridade com plataformas Nintendo por ter trabalhado em vários "Call of Duty" para o Wii.

Como já é costume para cada novo "Call of Duty", "Ghosts" terá, além das modalidades multiplayer comuns como Team Deathmatch e Free-for-All, outras mais inovadoras e específicas. Uma das mais interessantes chama-se Blitz. Nela, o objetivo dos soldados é correr na direção de pequenos portais do time oposto que os teletransportam de volta para sua base. A cada passagem por um desses portais, sua facção ganha um ponto.

Focado nos jogadores mais experientes, o modo Crank é outro que inova dentro dos limites da série. Trata-se de uma variação do Team Deathmatch em que cada jogador deve preocupar-se com uma contagem regressiva de 30 segundos que, ao acabar, mata seu personagem. Para ganhar mais tempo, é preciso derrotar inimigos.

O online de "Ghosts" ainda terá pequenas inovações na forma de novos comandos. Agora, será possível apoiar-se contra a quina de uma parede para vasculhar as redondezas de uma área, derrapar após uma corrida e até mesmo saltar sobre coberturas baixas.

Conectividade

Mais multiplataforma do que nunca, "Ghosts" ainda oferecerá aos jogadores novas experiências na forma de um 'meta-jogo'. Através de um aplicativo para celulares e tablets, os fãs poderão formar clãs, que competem por territórios com base em pontos obtidos no modo online e rendem recompensas para uso neste.

"Call of Duty: Ghosts" será lançado para PlayStation 3, Xbox 360, Wii U e PC em 5 de novembro, e para PlayStation 4 e Xbox One em suas respectivas datas de estreia. No Brasil, as versões de PS4, PS3, X360 e XBO do jogo estarão totalmente em português.