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Destiny

Felipe Fonseca

do Gamehall

16/08/2013 08h00

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    "Destiny" levará você para outros planetas em uma saga épica para salvar a humanidade

Após encerrar os laços com a série "Halo", a veterana produtora Bungie trabalha em seu novo e ambicioso projeto: "Destiny". Concentrando os esforços dos mais de 300 funcionários do estúdio, "Destiny" pode ser descrito como um grande encontro entre RPG online e jogo de tiro em primeira pessoa.

A combinação de gêneros parece ousada mas é perfeita para o tamanho do público que a Bungie pretende alcançar com "Destiny": o objetivo da franquia é estabelecer um universo comparável a monstros sagrados do entretenimento, como "Star Wars" e "O Senhor dos Anéis".

Pretensão épica? Talvez. Mas a Bungie já mostrou que sabe construir franquias milionárias e cultivar uma imensa comunidade de fãs com "Halo". E não está sozinha em "Destiny". A produtora conta com o suporte da Activision, publisher do arrasa-quarteirão "Call of Duty".

ASSISTA À DEMONSTRAÇÂO DE "DESTINY" DA E3 2013

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Luta pelo sistema solar

"Destiny" apresenta um futuro distante, onde a humanidade colonizou o Sistema Solar auxiliada por "The Traveler", uma esfera alienígena que flutua acima da Terra. No entanto, os humanos são trazidos de volta ao nosso planeta por raças alienígenas invasoras, que devastam a superfície da Terra. Uma única cidade permanece de pé, graças à intervenção da Traveller.

A história do jogo começa muitos anos depois desses eventos, com a humanidade se preparando para revidar, viajando para cidades perdidas e colônias distantes. Os jogadores assumirão o papel de "Guardiões", protetores da última cidade humana que recebem poderes vindos da Traveller.

Caberá aos jogadores enfrentarem as ameaças alienígenas a garantirem a sobrevivência da humanidade, encontrar tecnologias perdidas e retomar o lugar de direito da raça humana nas antigas colônias espalhadas pelo sistema solar.

Aventura em conjunto

"Destiny" será um jogo online, no qual os jogadores se unirão a outros para enfrentar os desafios de seu amplo mundo. Você poderá seguir sozinho ou formar grupos com mais dois amigos dentro do jogo, mas estará constantemente encontrando outras pessoas nesse mundo.

PRONTO PARA VOAR

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    Em "Destiny", cada jogador possuirá sua própria espaçonave, completamente customizável.

Haverá espaços em que apenas você e seus amigos poderão ir, seguindo sua própria história dentro do jogo, e outros que serão compartilhados por todos e onde batalhas em conjunto poderão ocorrer, como foi demonstrado durante a E3 2013. A intensão dos desenvolvedores é criar uma lógica visual que faça com que o jogador saiba logo de cara diferenciar esses espaços.

Os lugares amplos, com vista do céu, por exemplo, serão locais em que os chamados "eventos públicos" acontecerão. Já espaços mais confinados deverão ser destinados a você e aos seus amigos, conforme evoluem na história do jogo.

Agenda cheia

"Destiny" terá uma campanha principal. Ao terminar um capítulo da história, outras opções de atividade serão dadas aos jogadores. Caso não queira continuar a campanha principal e queira explorar esse vasto mundo, será possível continuar a história quando quiser.
A intenção da Bungie é entreter os jogadores além das missões relacionadas com a história do jogo.

A campanha principal irá oferecer um vislumbre de atividades que o jogador poderá executar quando a história terminar. Essas atividades devem oferecer recompensas que ajudarão a aprimorar o seu Guardião dentro do jogo e terão diferentes níveis de dificuldade. A cooperação online é sem dúvida um dos destaques de "Destiny", mas o componente de jogador contra jogador também existirá, apesar de ainda não ter sido revelado pela Bungie.

Bando de heróis

Apesar da escala épica, a Bungie quis evitar a aglomeração excessiva de pessoas. Segundo eles, quando centenas de pessoas se juntam em um grande evento público, tudo acaba se transformando numa grande bagunça, com cada um avançando sem estratégia alguma. Eles querem evitar isso, fazendo com que o mundo de "Destiny" esteja sempre repleto de pessoas, mas que esses eventos sejam enfrentados por grupos que tenham que traçar uma estratégia para vencer os obstáculos.

Há mapas de diversos tamanhos sendo desenvolvidos dentro do jogo. Alguns chegam a dois quilômetros quadrados. Nesse mundo aberto, os jogadores poderão encontrar locais ao qual não tenham acesso, sendo necessário evoluir primeiro e então retornar até aquele ponto.

Sobre o encontro com outras pessoas, a Bungie quer evitar a divisão dos jogadores dentro de servidores, garantindo que sempre haja gente com quem se encontrar. Se você permanecer numa locação por cerca de uma hora, deverá encontrar entre 50 e 100 pessoas, assim que "Destiny" estiver com uma base estabelecida de jogadores (na casa dos milhões, pretende a Bungie).

O melhor de vários mundos

A customização do arsenal, seguindo os moldes dos "Borderlands" da Gearbox, será um importante elemento de "Destiny". Modificação e personalização devem criar uma experiência única para cada jogador, que poderá evoluir e aprimorar suas armas da maneira que achar melhor. Além disso, novas armas poderão ser adquiridas durante as missões.

TALENTOS ESTELARES

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    O premiado compositor Martin O'Donell, da série "Halo", é o responsável pela trilha de "Destiny", junto com o ex-Beatle Paul McCartney.

A Bungie bebe de boas fontes, vê o que está dando certo em outros grandes jogos, assim como aquilo que pode ser aprimorado ou criado. É fácil reconhecer em "Destiny" elementos de títulos como "World of Warcraft", "Borderlands" e mesmo de "Halo".

Joe Staten, diretor de criação, chega a citar o consagrado "Journey" como um exemplo, em menor escala, do que eles querem alcançar.
"Destiny" leva ao mundo dos jogos de tiro elementos já bem conhecidos do público dos RPGs e MMOs.

"Em uma campanha de "Halo", por exemplo, temos aquelas 8 horas de jogo e é isso", explicou o diretor à revista britânica Edge. "O que a Bungie quer com 'Destiny' é tornar essa experiência mais profunda, prolongada e envolvente".

CONHEÇA O UNIVERSO DE "DESTINY"; LEGENDADO

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Entre gerações

"Destiny" tem o lançamento marcado para 2014, e será lançado para X360, PS3, Xbox One e PlayStation 4. O jogo foi desenvolvido com a atual geração em mente e tirando diferenças estéticas, deve ser o mesmo game em ambas as gerações. Porém, já se sabe que a versão de PS4 terá conteúdo extra exclusivo em relação ao Xbox One.

Um universo persistente com fortes elementos online e cenários abertos, seja de qual gênero for, é a tônica da geração que se inicia ao final de 2013. "Destiny" é um dos títulos que surgem para guiar os rumos da próxima geração.

A Bungie tem um passado de sucesso e vislumbra um futuro muito mais ambicioso do que jamais pensaram com a série "Halo". Se a união dos públicos de jogos de tiro, RPG e MMO resultará em um novo mega sucesso, apenas o tempo dirá. Mas a ideia é empolgante.