Gran Turismo 6
Com novas pistas e mais de mil carros, "GT6" pode ser último grande jogo do PlayStation 3
A chegada de um novo "Gran Turismo" já é motivo para os fãs de automobilismo e proprietários de consoles da Sony se encherem de alegria. Em 2013, "Gran Turismo 6" dá ainda mais motivos para o fã brasileiro se animar: o game vai chegar ao paÃs completamente localizado em português, com a presença forte do Ãdolo Ayrton Senna na edição nacional do jogo.
Sequência de "Gran Turismo 5", o jogo chega como último grande tÃtulo exclusivo do PlayStation 3 e vem cercado por grandes responsabilidades: seu antecessor é o jogo com mais unidades vendidas mundialmente para a plataforma.
A franquia criada por Kazunori Yamauchi possuÃa falhas expressivas em suas primeiras aparições no PS3, especialmente no visual. "GT5" chegou até a receber uma versão 2.0 anos depois do lançamento original.
VEJA CARROS E CIRCUITOS DE "GRAN TURISMO 6"
Em "Gran Turismo 6", a promessa é de um simulador de corrida que honre a história da franquia, aproveitando ao máximo o hardware do PS3 em um ano no qual tÃtulos como "The Last of Us" e "Beyond: Two Souls" provaram que o console com sete anos de idade ainda permite uma grande experiência gráfica aos jogadores.
Da desenvolvedora Polyphony Digital, "GT6" contará com cerca de 1200 carros e dezenas de circuitos (sete inéditos), inclusive pistas da Fórmula 1, como Silverstone, na Inglaterra, e Interlagos, no Brasil.
A atenção aos mÃnimos detalhes, algo que foi deixado um pouco de lado em "GT5" - que possuÃa carros cujo interior não era mostrado -, parece ter sido retomada pelo que foi mostrado até o momento.
O interior dos veÃculos, o público no entorno das pistas e o ambiente que cerca o asfalto chamam a atenção, isso sem mencionar os principais elementos de um jogo do tipo: o carro e o piloto.
"Gran Turismo 6" permitirá ajustes finos de suspensão, pneus e modelagem aerodinâmica. Entre os novos parceiros da Polyphony para "GT6" estão a KW Automotive (Alemanha) e a fabricante de pneus Yokohama (Japão). Praticamente todos os carros terão peças de spoilers e rodas para customização.
O jogo contará com 33 circuitos, sendo sete inéditos na série - entre eles, o britânico Silverstone, onde "GT6" foi revelado ao mundo. No total, o simulador terá 71 traçados diferentes - 19 deles baseados nas novas pistas. O editor de pistas de "GT5" retornará, em uma versão aprimorada.
"Gran Turismo 6" traz um novo cálculo de aerodinâmica para os bólidos virtuais
O fator Senna
Em um paÃs que produz grandes pilotos para as principais categorias de automobilismo há décadas - Emerson Fittipalddi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Felipe Massa - é normal que a paixão por tudo o que cerca os esportes sobre quatro rodas seja grande.
Kazunori Yamauchi e a Sony perceberam esse vÃnculo forte do público com o automobilismo e anunciaram em uma conferência pré-Brasil Games Show um pacote exclusivo para o mercado brasileiro, com o PS3 e uma edição nacional de "GT6". Esta tem como grande trunfo a presença do maior Ãdolo brasileiro no automobilismo, Ayrton Senna, fora 25 carros adicionais e 1 milhão de créditos na moeda interna do game.
Segundo o criador da série, os jogadores poderão vivenciar os primeiros anos da carreira do ex-piloto, desde os tempos em que ele competia de kart até a Fórmula 3. Os gloriosos anos da Fórmula 1, no entanto, não devem estar presentes, pois os direitos de imagem deste perÃodo não pertencem ao Instituto Ayrton Senna, responsável por intermediar o acordo para a presença de Senna no jogo.
Ele será o único piloto brasileiro presente, algo que não foi explicado por Yamauchi, que declarou que "Senna é o nosso piloto favorito" quando questionado a respeito da ausência de outros nomes nacionais.
Para usar Senna, os jogadores deverão efetuar o download do pacote referente a ele na PlayStation Network. O DLC inclui o capacete e o macacão tradicionais do Ãdolo para serem usados no avatar virtual e estará disponÃvel no dia do lançamento. O conteúdo relativo à carreira do piloto virão no futuro, em uma data ainda não revelada pela Sony.
Nem tudo são flores
O cronograma apertado entregue à Polyphony Digital resultará certamente em uma grande atualização logo no dia do lançamento de "Gran Turismo 6", revelou Yamauchi em entrevista ao site Eurogamer em setembro.
"Creio que nos 12 meses que seguirão o lançamento nós continuaremos a atualizar o software. Porque em 'Gran Turismo 6' estamos preparando muitas coisas diferentes nas quais ainda nem tocamos", declarou, então, o criador da série.
Fora isso, um sistema de microtransações com dinheiro real fará parte das mecânicas do jogo. Não será necessário colocar mais dinheiro para progredir no jogo, visto que isso teria como objetivo acelerar o acúmulo da moeda interna usada no game, obtida de acordo com o progresso nos diferentes eventos nele presentes.
De acordo com a Sony, pacotes de 500 mil, 1 milhão, 2,5 milhões e 7 milhões de créditos estarão à venda, porém o valor real de cada um deles não foi mostrado.
Mesmo com o PS4 disponÃvel, "GT6" promete muitas horas de vida para o PS3
Na reta final
"Gran Turismo 6" é um tÃtulo de peso para o PlayStation 3, mas acima de tudo, deve ser o último grande jogo exclusivo do console. Dada a popularidade da franquia, é uma escolha digna para marcar o final da era PS3 - embora não demore para um próximo "Gran Turismo" aparecer no PlayStation 4. Para o criador da franquia, "2014 é o melhor cenário para lançar um 'GT' para o PS4'".
Cedo demais? Talvez. Mas até o próximo "Gran Turismo" sair da fábrica, os fãs da velocidade podem acelerar nas pistas de "GT6".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.