Topo

Need for Speed Rivals

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

10/07/2013 16h21

  • "Need for Speed: Rivals" aposta em tuning e nas disputas entre policiais e corredores.

A franquia "Need for Speed" é praticamente sinônimo de jogo de corrida. Porém, cada jogo da série traz uma abordagem diferente, seja as corridas noturnas em busca de reputação de “Underground 2” e a pegada ‘realista’ de "Shift" até o mundo aberto do recente "Most Wanted".

É certo que cada jogador tem seu "NFS" preferido, mas é certo que todo fã da série curte as disputas entre policiais e corredores, presentes nos vários “Hot Pursuit”, “Carbon”, nos dois "Most Wanted" e agora, em "Rivals", próxima iteração da franquia, a primeira para os consoles PS4 e Xbox One.

Desenvolvido pela sueca Ghost Games (antiga EA Gothenburg) "Rivals" traz de volta as campanhas separadas para polícia e corredores, como no "Hot Pursuit" da Criterion Games e acrescenta um novo elemento: não há distinção entre partidas solo e multiplayer neste "Need for Speed".

VEJA SETE MINUTOS DE "NEED FOR SPEED RIVALS"

  •  

Policia e bandido

"Rivals" tem duas campanhas completas, uma para a polícia e outra para os corredores ilegais. Você pode trocar entre elas a qualquer momento do jogo, ao acessar os Hideouts (esconderijos) dos corredores e os Command Posts (delegacias) da polícia.

NOVA GERAÇÃO

  • “Rivals” vai explorar alguns recursos dos consoles de próxima geração, como o compartilhamento de vídeos. Também se sabe que o game fará uso do ‘touchpad’ do PS4 e do novo Kinect do Xbox One.

Ambos os grupos contam com acessórios tecnológicos para ajudar nas perseguições e corridas: pulsos eletromagnéticos que desligam o carro rival, ondas de choque para tirar os oponentes da pista, bloqueios e patrulhas de helicóptero, por exemplo. Ao todo, são 11 itens para usar durante as perseguições.

Além desses apetrechos, você poderá modificar os carros nessas garagens, com alterações cosméticas como pinturas, decalques, peças e placas, assim como outras modificações que afetam a performance dos bólidos nas corridas.

O progresso em cada lado é medido por ‘multas’ aplicadas pela polícia e 'speed points' ganhos pelos corredores, formando os placares de pontuação de cada lado do jogo.

"Need for Speed: Rivals" se passa em uma região fictícia dos EUA, o Redview County. Segundo a Ghost Games, são mais de 100 milhas de estradas e diferentes condições climáticas: neve, neblina, tempestades de areia e chuva são algumas das mudanças que podem acontecer durante o game.

A variação climática não é associada a corridas específicas e sim mudanças globais que acontecem enquanto você dirige pelas estradas.

  • A Ferrari marca presença em "Rivals"; a marca apareceu pela última vez como DLC em "Shift" (2009). No disco, o último "NFS" com Ferraris foi "Hot Pursuit 2" (2002).

Multiplayer sem limites

"Need for Speed: Rivals" apresenta o próximo passo na evolução do sistema Autolog. O componente online intitulado AllDrive permite que seus amigos entrem e joguem no seu game, sem esperas ou ‘lobbies’ para encontrar uma partida.

Dentro do jogo, seus amigos podem ajudar ou disputar contra você, assumindo o lugar dos outros corredores em uma disputa, por exemplo, ou formando  uma dupla com outra viatura policial na perseguição.

"Rivals" trilha um caminho similar ao de episódios bem sucedidos de "Need for Speed", com corridas na estrada, perseguições policiais e outros componentes que já provaram agradar aos jogadores. Mas ao invés de se acomodar, o game pode abrir um horizonte maior para a franquia, ao explorar o fim das barreiras entre campanha solo e multiplayer.