Topo

Pro Evolution Soccer 2013

André Forte

do Gamehall

05/09/2012 15h26

  • Reprodução

    Konami aposta em Brasileirão e ajustes nos controles para emplacar com "PES 2013"

Quando anunciou "Pro Evolution Soccer 2013" em abril deste ano, a Konami prometeu que a próxima versão de seu jogo de futebol seria construída a partir de três pilares principais: um novo sistema de controles e física, a individualidade dos jogadores e inteligência artificial renovada.

Porém, esses três itens já foram prometidos em anos anteriores, assim como outros termos já batidos a exemplo de "volta às raízes" e "opinião dos jogadores".

Mas desta vez, a julgar pelas demonstrações lançadas de "PES 2013", a produtora tem tudo para cumprir de fato as promessas.

Sopa de letrinhas

Em seu primeiro teaser, "PES 2013" mostrou o português Cristiano Ronaldo correndo no centro de treinamentos do Real Madrid, acompanhado de uma enigmática frase: "Falar é fácil. É o que acontece dentro de campo que importa".

Curiosamente, o 'recado' parece feito sob medida para a própria franquia. Se nos anos anteriores, "PES" apresentou termos diversos para contar suas novidades na mecânica, nunca o 'falatório' prometeu tanta mudança prática quanto agora.

Nesse ano, a sopa de letrinhas' de termos imponentes é acompanhada de novidades práticas e que afetam mais a disputa em campo do que em anos anteriores. Conheça as principais novidades e o que isso vai mudar na sua forma de jogar "PES" na tabela abaixo:

Player IDÉ a 'individualidade' de cada jogador. Segundo a Konami, mais de 50 jogadores terão seu próprio jeito de correr, chutar e comemorar golaços. Neymar está na lista, assim como sua coreografia de "Ai, se eu te pego".
PES Full ControlO controle total sobre a bola é feito por modificações nos comandos. Agora, é possível driblar progredindo lateralmente, driblar com facilidade e até fazer tabelinhas de forma manual.
Pro Active AIÉ mais um ajuste fino na inteligência artificial do jogo. Os atacantes buscam melhor seus espaços na defesa que, por sua vez, se organizará melhor.
Dynamic First Touch:O primeiro toque na bola ficou mais dinâmico, graças ao domínio perfeito realizado pelo botão R2. Além disso, com o R3 é possível levantar a pelota e até dar 'lençol' com mais facilidade.
Full Manual Pass & ShootingCom o L2 pressionado, o jogador tem acesso ao passe e chute manual. É possível até habilitar uma seta que indica exatamente o local onde você deseja mandar a gorduchinha.

CRAQUES DA CAPA

Divulgação
Assim como em 2012, Neymar e Cristiano Ronaldo são estrelas da capa do jogo nas Américas. Em entrevista ao UOL Jogos, CR7 comentou: "fico feliz, compartilhar com ele, que é jogador novo, com o talento dele, é bom para mim, é bom para o futebol, é bom para a marca."

Bem vindo, Brasileirão

Após anos de história, "PES 2013" marca a estreia de uma liga brasileira.

Em uma negociação envolvendo os times da série A do campeonato brasileiro, a Konami conseguiu garantir todas as vinte agremiações.

"O Anibal [Vera, gerente da Konami no Brasil] teve um trabalho danado para conseguir todos esses licenciamentos", diz Sílvio Luiz, que retorna como locutor em "PES 2013", acompanhado pelo comentarista Mauro Betting.

MASTER LEAGUE TUPINIQUIM

Divulgação
Finalmente, a Master League terá atrativos para fãs brasileiros. A Konami confirmou que será possível jogar a liga brasileira nela, que contará até com Libertadores.


Esse trabalho, muitas vezes, se deu porque os times nem sempre entendiam como funcionava o licenciamento.

Assim foi preciso explicar para seus departamentos de marketing o que é o "Pro Evolution Soccer" e a relação do jogador brasileiro com o game.

"Por incrível que pareça, em dado momento, tínhamos todos os times [do estado] de São Paulo, exceto Corinthians e São Paulo", lembra Anibal.

"Tivemos que dizer aos times que só faltavam eles", explicou Vera.

No total, a produtora promete 150 times licenciados do mundo todo, incluindo a primeira divisão espanhola e italiana, além de times sem liga definida, como Porto, AEK de Atenas, Galatasaray, Shahktar Donetsk, Zenit St Petersburg, CSKA Moscow, Anderlecht e Dinamo Kyiv.

Outra baixa é a ausência da licença da Premier League, o campeonato inglês. Da primeira divisão da Inglaterra, apenas o Manchester United terá seu logo e uniformes fielmente representados.

TIMES BRASILEIROS EM "PRO EVOLUTION SOCCER 2013"

Atlético - GOCoritibaGrêmioPortuguesa
Atlético - MGCruzeiroInternacionalSantos
BahiaFigueirenseNáuticoSão Paulo
BotafogoFlamengoPalmeirasSport
CorinthiansFluminensePonte PretaVasco

CRAQUES DO BRASIL DANÇAM "AI SE EU TE PEGO"

  •  

Estádios brasileiros

Você conhece o Estádio Urbano Caldeira? Pois bem, se esse nome não lhe diz muito, talvez 'Vila Belmiro' seja mais apropriado para refrescar a sua memória.

COBROU CARO

Reprodução
O uniforme oficial da Seleção Brasileira estará de fora mais uma vez em "PES 2013". Ausente desde a versão 2011 do jogo, a justificativa da Konami pela falta do licenciamento é simples. "O valor que a CBF cobra é maior que o valor que pagamos para ter todos os times do Campeonato Brasileiro".

A icônica Vila famosa estará em "PES 2013", juntamente com outro grande estádio paulista, o Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi.

Sobre os demais estádios, a Konami afirma que tentou incluir o Maracanã, mas teve dificuldades na negociação. "Nós tentamos, é um estádio icônico. Mas ele é cuidado pelo governo do Rio de Janeiro, e quando é governo, é mais burocrático", explica Anibal Vera.

No meio do pagode

Presente desde "PES 2011", a dupla Silvio Luiz e Mauro Beting volta nos papeis de narrador e comentarista do jogo, respectivamente.

"Eu tenho a impressão que teremos que gravar mais alguma coisa", diz Sílvio Luiz, ao explicar que a inclusão dos times do campeonato brasileiro pode afetar o trabalho já feito pela dupla desde 2011.

"Essa última gravação foi tão pequena", conta o locutor, "levamos muito mais tempo para gravar o 'PES 2011', foram mais de 500 nomes e temos que tentar inventar 3 ou 4 lances diferentes em cada jogada", explicou.

Falta pouco

Desde abril, não foram poucas as novidades divulgadas pela Konami para "Pro Evolution Soccer 2013".

Com versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PS2 e Wii, o jogo em breve terá a oportunidade de provar que sua evolução deixou a promessa no passado para virar realidade.

Com lançamento marcado para o final de setembro nos EUA, o "PES 2013", está previsto para chegar ao Brasil em 5 de outubro.

SAIBA COMO FOI O LICENCIAMENTO DE TIMES BRASILEIROS

  •