Topo

Uncharted 3: Drake's Deception

PABLO RAPHAEL

17/12/2010 10h00

  • Divulgação

    Em "Uncharted 3", Nathan Drake retorna ao PS3 para sua maior aventura

Eldorado. Shangri-lá. Cidades lendárias, tesouros imensuráveis e paisagens fantásticas fazem parte da receita de sucesso de "Uncharted", uma das principais franquias do PlayStation 3, ao lado de personagens carismáticos e muita adrenalina em doses cavalares de ação.

Na terceira edição do jogo, "Drake's Deception", o caçador de tesouros Nathan Drake continua na trilha de seu antepassado famoso, Sir Francis Drake, mas a aventura cruza os passos de outro aventureiro histórico, Lawrence da Arábia. Dessa vez, a cidade perdida de Ubar, imortalizada nos contos de "Mil e Uma Noites" é o X no mapa do herói.

Uma nova vilã

  • Divulgação

    Ao contrário dos vilões dos "Uncharted" anteriores, Katherine Marlowe utiliza táticas psicológicas para ameaçar Drake, assim como a força física de seus capangas, agentes altamente treinados de sua organização secreta.

A busca por Ubar, chamada de "Atlântida das Areias", leva Drake até uma das mais inóspitas regiões do planeta, o deserto de Rub al-Khali, em uma trama que, mais do que nunca, mistura fatos reais com o imaginário fantástico: antes de "Uncharted 3", Marco Polo, Robem Thomas, Sir Ranulph Fienne, Lawrence da Arábia e até a NASA já tentaram encontrar a cidade perdida.

Nathan e seu parceiro Sully não estão sozinhos em sua busca: "Uncharted 3" introduz a vilã Katherine Marlowe, uma rival que não poupa os recursos de sua sociedade secreta para conseguir o que deseja - no caso, o anel de Sir Francis Drake, em posse de nosso herói. Além do valor histórico, a jóia é a chave para um antigo mistério.

No primeiro "Uncharted", os cenários eram ruínas sulamericanas e a selva tropical. No jogo seguinte, a produtora Naughty Dog explorou as montanhas cobertas de neve do Tibete e vilas asiáticas. Em "Drake's Deception", o principal destaque é o deserto, com dunas e areia por todos os lados.

Ação ininterrupta

"Uncharted" também é famoso por suas sequencias de ação cinematográficas e em "Drake's Deception" não é diferente. Em determinado trecho do jogo, o herói salta de um jipe para um avião no momento da decolagem, luta com um capanga grandalhão em pleno vôo, sobre a rampa aberta do compartimento de carga, derruba o inimigo com um paraquedas e termina a cena pendurado em um caminhão que, por sua vez, está pendurado para fora da aeronave, muitos metros acima do solo.

Trecho de "Uncharted 3" exibido na Gamescom 2011; veja

  •  

Outro elemento bastante presente no game é o fogo e a produtora caprichou para que as chamas tivessem vida própria, como nunca visto antes, em estágios que mudam completamente conforme as estruturas são consumidas em um incêndio, por exemplo.

O motor gráfico de "Uncharted 3" foi refinado para oferecer um espetáculo visual ainda melhor do que no jogo anterior. Não é pouca coisa, já que "Uncharted 2" é considerado por muitos o game mais bonito dessa geração.

Não só as expressões dos personagens são muito mais detalhadas nas cenas de corte, como a movimentação parece mais real e suave, graças ao avanço no uso de captura de movimentos. O jogo também oferece suporte para 3D estereoscópico.

Multiplayer definitivo

  • Reprodução

    A Naughty Dog quer que "Uncharted 3" seja "o jogo" multiplayer do PS3

Partidas para vários jogadores foram introduzidas na série em "Uncharted 2", tanto em modalidades competitivas quanto em pequenas sessões cooperativas e logo o multiplayer se tornou um dos elementos favoritos dos fãs.

Sem PlayStation Move

  • Divulgação

    "Uncharted 3" não tem suporte ao PS Move, controle sensível ao movimento do PS3. Segundo a Naughty Dog, produtora do game, "um bom jogo do Move é feito ao redor do controle, e nós começamos 'Uncharted' muito antes dele existir". Os desenvolvedores até tentaram adaptar funções para o Move, mas não gostaram do resultado e por isso o controle ficou de fora.

Para "Uncharted 3", a Naughty Dog quer chegar mais longe e transformar o multiplayer do jogo em uma referência no PlayStation 3 e para isso, vão transportar os melhores elementos da campanha solo para as partidas online, com sequencias cinematográficas que dão um novo clima de aventura até ao mais tradicional mata-mata.

Há novos modos de jogo, como "Hunters", onde duplas de jogadores lutam pela vitória. Uma dupla precisa encontrar e carregar um ídolo dourado e a outra deve impedir que eles cheguem no ponto marcado no mapa. A cada rodada, o papel das duplas muda aleatoriamente.

O jogo também usa a interação com redes sociais, como o Facebook, para facilitar a vida dos jogadores: é possível convidar amigos para as partidas online através da rede, por exemplo.

Versão brasileira

Assista ao trailer oficial de "Uncharted 3" em português

  •  

Pela primeira vez, um jogo da série "Uncharted" recebeu dublagem em nosso idioma. O resultado, porém, gerou polêmica no Brasil. Muitos fãs da série não gostaram da versão oficial, divulgada pela Sony, e até uma versão "alternativa" surgiu na internet, feita por dubladores brasileiros no estúdio Zerge, que chamou a atenção inclusive da produtora do jogo, graças aos jogadores brasileiros que levaram a discussão para o fórum da Naughty Dog.

Principal jogo do PlayStation 3 em 2011

"Uncharted" nasceu e conseguiu se estabelecer como uma das principais franquias de videogame da atualidade no PlayStation 3. Já faz tempo que ninguém cita Drake como "uma Lara Croft de calças". De fato, hoje "Tomb Raider" corre atrás da aventura da Naughty Dog.

Com a combinação certeira de uma grande aventura cheia de ação, personagens carismáticos e um modo multiplayer inovador para envolver a comunidade ao redor do game por muito tempo, "Drake's Deception" tem tudo para ser o principal jogo do PS 3 em 2011.