Topo

Yaiba Ninja Gaiden Z

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

11/12/2013 17h57

  • Divulgação

    Em "Ninja Gaiden Z" você controla Yaiba e sua missão é matar o herói Ryu Hayabusa

"Yaiba" quer ser diferente dos jogos anteriores da série "Ninja Gaiden". Com um visual quase cartunesco, colorido e vibrante, o game se distancia da tentativa de realismo que marca a franquia nos últimos anos.

Aqui, você não controla Ryu Hayabusa, mas um outro guerreiro ninja, ressucitado dos mortos para se vingar, matando o próprio Ryu, protagonista da franquia "Ninja Gaiden" desde os dias do Nintendinho.

Para deixar as coisas ainda mais complicadas, vai fazer isso em meio a uma praga zumbi - e a Yaiba Kamikaze, organização que trouxe o ninja de volta à vida exige que ele também acabe com a infestação de mortos-vivos.

O jogo combina ação constante, combos brutais e sanguinários com momentos de humor negro, geralmente envolvendo os descerebrados mortos-vivos que infestam a tela.

VEJA A ABERTURA DE "YAIBA: NINJA GAIDEN Z"

  •  

Mudanças radicais

A dificuldade elevada, marca registrada de "Ninja Gaiden", é coisa do passado em "Yaiba". O Team Ninja, responsável pelo game, optou por fazer dessa aventura algo mais acessível para atingir um público mais amplo, com combinações de golpes e combates simplificados - quase uma mistura de "Ninja Gaiden" com "Dynasty Warriors".

Provavelmente o maior desvio da fórmula de "Ninja Gaiden" sejam as sequências com Quick Time Events - coisa que o antigo diretor da série, Tomonobu Itagaki, abominava, mas que agora se fazem presentes em determinadas cenas de ação.

Esses QTEs interrompem o controle direto do jogador para que Yaiba salte em postes, escale paredes e faça outras acrobacias - nos games anteriores, executar essas tarefas eram obrigação do jogador, agora basta pressionar os botões que surgem na tela na hora certa.

Ninjas contra zumbis

"Yaiba" não é apenas uma tentativa do Team Ninja de se distanciar do legado de Itagaki, mas também uma colaboração do estúdio com Keiji Inafune, criador de "Mega Man" e "Dead Rising".

Dessa união criativa surgiu a idéia de incluir uma infestação zumbi no game, combinando o conhecimento do Team Ninja com a ação oriental e a experiência de Inafune com jogos abarrotados de mortos-vivos.

Completa o pacote o visual ao estilo 'cell-shading', lembrando um desenho animado extremamente colorido - e sangrento, construído com o popular motor gráfico Unreal Engine 3, famoso por jogos como "Gears of War", "Mortal Kombat" e "Batman: Arkham City", entre outros.

"Yaiba: Ninja Gaiden Z" sai em 4 de março de 2014, para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.