UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

23/09/2007 - 14h26

Direto da TGS: "Metal Gear Online" muda em "Metal Gear 4"

A série "Metal Gear" é lembrada pelas grandiosas e dramáticas aventuras vividas por Solid Snake, um dos personagens mais bacanas dos videogames. Em suma, a franquia se destaca por seu modo de campanha para um jogador, mas, sorrateiramente, como convém a um game de "espionagem tática", como "Metal Gear" gosta de se definir, a porção multiplayer também está ocupando seu espaço.

Essa modalidade competitiva apareceu no no PlayStation 2, junto com a edição "Subsistence", de "Metal Gear Solid 3", e no PSP, como parte de "Portable Ops". Agora, no console de nova geração da Sony, "Metal Gear Online" promete ser um lançamento separado de "Metal Gear Solid 4", apesar dos planos de encartar um "starter pack" (versão básica) da edição competitiva neste quarto episódio da saga "Solid".

A demonstração exibida na TGS consistia num mata-mata entre dois times, com seis integrantes cada um. Desta vez, a guerra não acontece apenas com CQC, balas e bombas, mas também no nível da informação.

Esse novo vetor no plano da estratégia acontece com a introdução do sistema que a Konami chama de SOP, que permite aos companheiros dentro de um raio compartilhar informações e algumas habilidades. Com isso, os aliados sabem a posição um do outro: os personagens são representados por um contorno azul ou vermelho, dependendo do time, e é fácil ver a posição deles, pois a indicação aparece mesmo que haja obstáculos impedindo o contato visual direto. O sistema lembra o visor de "Ghost Recon: Advanced Warfighter". No entanto, há limitações: o contato é quebrado quando o personagem morre, ou quando está fora do raio de ação do sistema.

Há rumores de que o sistema pode ser invadido, permitindo que os inimigos roubem dados. Como o game vai usar comunicação por headset, fico imaginando que uma das habilidades do "hacking" seja a de ouvir o canal de voz dos oponentes.

O jogador pode se equipar com até quatro habilidades, de um total de 15. Esses melhoramentos incluem, por exemplo, uma maior velocidade de deslocamento e uma mira mais apurada. A cada início de partida, o jogador escolhe as armas e outros utensílios. Naturalmente, como se trata de "Metal Gear", estão presentes itens como o caixote de papelão e as revistas masculinas.

Os controles são praticamente idênticos aos de "Metal Gear Solid 4", com um direcional controlando o deslocamento e o outro, a câmera. Há vários modos de mira, desde o automático até o de primeira pessoa, passando por uma fase intermediária, com a visão sobre os ombros dos personagens, como em "Resident Evil 4" ou "Gears of War".

Na demonstração, como os jogadores não se conheciam, a partida acabou descambando para um mata-mata franco, sem muito espaço para trabalho em equipe. Aquela velha tática de deixar revistas adultas em esquinas foram algumas das mais vistas, e quase sempre são motivos para risos. Os combates aconteceram num ritmo veloz; ninguém estava a fim de furtividade.

Chama a atenção a beleza do visual, que parece mais realista que a de "Metal Gear Solid 4", mas sem o mesmo estilo peculiar da franquia principal - aliás, não estava no demo nenhum personagem famoso. O fluxo de tela era bem maior que a da aventura para um jogador, e a resolução aparentava ter 1080 linhas, tamanha a definição dos objetos.

Enfim, com a estrutura e desempenho do PlayStation 3, "Metal Gear Online" promete ser a edição mais completa da experiência multiplayer da famosa série da Konami.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host