UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

03/06/2009 - 16h10

"Last Guardian" herda "Ico" e "Shadow of the Colossus"

da Redação
Siga UOL Jogos
As informações já estavam vazadas, mas não deixou de causar rebuliço na conferência da Sony na E3 o game "The Last Guardian", apresentado em forma de trailer. Trata-se de um título muito esperado, de autoria de Fumito Ueda, que lançou ao mundo as obras-primas "Ico" e "Shadow of the Colossus".

Há uma ligação espiritual entre os dois títulos anteriores, e "The Last Guardian" vem se juntar a essa trilogia conceitual. Em todos os games existe o elemento da comunicação - não a das palavras, mas uma ligação afetiva. Acontece com Ico e Yorda no primeiro jogo e entre o jovem Wanda e o cavalo Agro no segundo.

No próximo game de Ueda, exclusivo para PlayStation 3, existe também um laço: o que prende um garoto a uma enorme criatura que o designer define como um gavião, apesar de também possuir traços de felino. Seu nome é Trico, e é temido por ser um devorador de pessoas. Mesmo assim, o jovem desenvolve amizade com o ser alado.

Grande parte do esforço da equipe de Ueda está em fazer da criatura algo realista, conta o designer a mais recente edição da revista Famitsu. Seus gestos, o olhar, o trejeito e detalhes dos movimentos das penas e pelagens tentam dar vida a Trico. O trabalho promete ser bem mais intenso ao que foi empregado para fazer Agro verossímil, e quem jogou "Shadow of the Colossus" sabe do poder emocional que um certo episódio nas partes finais desse game pode provocar.

Domador e fera

Sobre a mecânica de jogo, não foi revelado muito. O jogador controla o garoto, que precisa se infiltrar em diversos locais e enfrentar guardas couraçados. O jovem é quase indefeso, e para enfrentar os inimigos precisa usar a esperteza ou contar com a ferocidade de Trico. Mas esta criatura, pelo seu tamanho, só pode aparecer em locais abertos, mas muitas das cenas se passam em ambientes internos.

Percebe-se também elementos de "Shadow of the Colossus". O garoto pode escalar a criatura, como Wanda fazia com os Colossi. Dependendo de onde estiver o jovem, os movimentos de Trico mudam. O jogador pode dar ordens ao pássaro gigante, mas como se trata de uma criatura irracional, nem sempre acontece o que é esperado.

Apesar de o nome Trico sugerir que seja um terceiro "Ico", o criador afirma que o termo tem significados como estar mesmerizado (da palavra japonesa "toriko"), filhote de pássaro (de "kotori") e uma junção entre pássaro e gato ("tori" e "neko"). Ueda afirmou que quer ter alguma função online em "The Last Guardian", mas que no momento ainda não tem nada planejado. Além disso, também não há previsão de lançamento para o jogo ainda.

Veja todas as notícias da E3 na cobertura UOL.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host