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27/04/2011 - 18h04

Sony tira dúvidas sobre ataque de hacker à rede PSN; veja a lista

do Gamehall

Divulgação

Ataque hacker à rede PSN afetou sincronização de troféus e disputas online

Ataque hacker à rede PSN afetou sincronização de troféus e disputas online

Após receber uma infinidade de reclamações e questionamentos sobre a queda repentina nos serviços do PlayStation Network desde a última quinta-feira (21), a Sony resolveu criar um tópico de perguntas e respostas para sanar - ou não - as dúvidas e amenizar a dor dos jogadores pela falta do multiplayer online.

Vale lembrar que o problema - apontado pela Sony como uma invasão externa - afetou a sincronização de troféus, as disputas em partidas online, o acesso a loja PlayStation Store e outras atividades que necessitam da conexão de rede, como a utilização de "Final Fight Double Impact" e "Bionic Commando Rearmed 2", que requerem certificação online do PSN para rodar.

Segundo a Sony, seus especialistas continuam trabalhando na manutenção da PSN. A empresa ainda não calculou as proporções do ataque, como o possível vazamento de dados pessoais dos usuários da PlayStation Network, incluindo os números de cartões de crédito e até endereços de cobrança. Entretanto, segundo a revista Forbes, dados do instituto de pesquisa The Ponemon estimam que os prejuízos causados pela "invasão externa" são superiores a US$ 24 bilhões.

Confira abaixo todas as perguntas e respostas elaboradas pela Sony sobre os ataques na rede do PlayStation 3.

1. Desde quando a PSN e Qriocity estão indisponíveis?
Ambos os serviços não estão disponíveis desde o dia 20 de abril, em todas as suas regiões.

2. Por que o PSN/Qriocity ficou indisponível?
Uma invasão externa em nosso sistema tem afetado os nossos serviços PlayStation Network e Qriocity.

3. Por que a Sony não está preparada para problema como esse em sua rede?
Atualmente, estamos conduzindo uma investigação completa da situação. Como se trata de um problema de segurança mundial, nós não podemos comentar mais nada neste momento.

4. É um ataque do grupo de ciberpiratas "Anonymous" ou algum outro?
Atualmente, estamos conduzindo uma investigação completa da situação. Como se trata de um problema de segurança mundial, nós não podemos comentar mais neste momento.

5. Por que a Sony está demorando tanto tempo para restaurar os serviços de rede?
Assim que soubemos deste problema, resolvemos desligar temporariamente o PlayStation Network e o Qriocity, a fim de conduzir uma investigação completa e verificar o bom funcionamento e segurança dos nossos serviços de rede. Nossos esforços para resolver esta questão envolve uma reconstrução de nosso sistema para reforçar ainda mais a nossa infraestrutura de rede. Embora esta tarefa seja demorada, decidimos que vale o tempo que for necessário para fornecermos um sistema com segurança.

6. Como a Sony se comprometerá para evitar que isso aconteça novamente?
Porque há uma investigação em curso, não podemos comentar mais sobre isso no momento, mas estamos trabalhando para restaurar e fortalecer os serviços, incluindo a incorporação de medidas adicionais para nos defender contra futuras invasões.

7. Quando o serviço será restaurado?
Temos um caminho claro para que o PlayStation Network e o Qriocity fiquem online novamente e esperamos restaurar alguns dos serviços dentro de uma semana.
Manteremos o serviço desligado para nos possibilitar uma investigação aprofundada e garantir o perfeito funcionamento dos serviços de rede quando esses retornarem. Estamos trabalhando duro para retomá-los assim que nossas preocupações de segurança forem resolvidas.

8. A Sony Onbline Entertainment sofreu algum tipo de ataque devido ao mesmo motivo?
Os serviços da SOE estão disponíveis atualmente, mas também sofreu uma interrupção de serviço devido a um ataque externo. Uma investigaçã oestá em curso.

9. A PSN e o Qriocity sofreram algum tipo de ataque semelhante como esse no passado?
Não

10. A PSN e o Qriocity foram atacados muitas vezes?
Nós não podemos fazer qualquer comentário a respeito deste assunto neste momento.

11. Eu quero meu dinheiro de volta referente a taxa de assinatura de conteúdo, uma vez que o PSN / Qriocity não estava disponível...
Reconhecemos que nosso período de pesquisas e análise do impacto desse incidente possa causar prejuízo financeiro sobre os nossos clientes fiéis. Estamos atualmente analisando as opções e iremos atualizá-lo quando o serviço voltar ao ar.

12. Por que alguns jogos não podem ser reproduzidos mesmo estando off-line?
Alguns jogos requerem o acesso ao PSN para a sincronização de troféus e verificações de segurança, o que pode impossibilitá-los de serem jogados mesmo que offline.

13. Por que os serviços da Sony Online Entertainment estão disponíveis, enquanto o PSN e o Qriocity ainda estão indisponíveis?
Como a nossa investigação ainda está em andamento, não podemos comentar sobre esse assunto.

14. Quais informações de identificação pessoal dos usuários podem estar comprometidas?
Ainda estamos investigando os detalhes deste incidente, mas acreditamos que uma pessoa não autorizada obteve as seguintes informações fornecidas pelos titulares: Nome, endereço completo, país, email, data de nascimento, senha e ID online do PSN. Assim, outras informações podem ter sido obtidas, como histórico de compras e endereço de cobrança completo. Caso um responsável pela conta autorizou uma subconta para um dependente, os mesmos dados podem ter sido obtidos. Caso o usuário tenha um cartão de crédito cadastrado é possível que o número do cartão (excluindo o seu código de segurança) e data de vencimento também tenham sido obtidos.

15. Como posso saber se as minhas informações pessoais foram divulgadas?
Nós avisaremos aos consumidores em seus e-mails associados à sua conta PlayStation Network / Qriocity. O interessado também pode visitar www.us.playstation.com / support e www.qriocity.com para eventuais notificações sobre o assunto. Além disso, daremos informações sobre este assunto aos meios de comunicação para que os consumidores sejam informados. Para se proteger contra possíveis roubos de identidade ou outra perda financeira, é recomendável que verifique e monitore constantemente o seu extrato do cartão de crédito.

16. Como vocês estão investigando esse caso?
Nós contratamos uma reconhecida empresa de segurança terceirizada para investigar esse incidente e nos ajudar em nossos esforços contínuos para proteger suas informações pessoalmente identificáveis.

17. Eu recebi um e-mail de vocês solicitando o meu nome de usuário e senha do PSN e Qriocity. Foram vocês mesmo?
A Sony não irá em momento algum e de qualquer forma solicitar o número de seu cartão de crédito, código de segurança ou outras informações de identidade pessoal. Caso lhe solicitem essa informação, tenham certeza de que não é a Sony.

18. O que fazer para que minha informação pessoal não seja comprometida?
Para a sua segurança, fique especialmente atento aos seus emails, telefone, código postal e outras possíveis fraudes que pedem informações pessoais ou confidenciais. A Sony não irá contactá-lo de forma alguma, inclusive por email, solicitando esses dados. Caso lhe solicitem essa informação, tenham certeza de que não é a Sony.

19. Por que a Sony esperou até agora para dizer aos usuários do PSN que suas informações pessoais correm perigo?
A natureza da invasão pediu que nós fizéssemos uma ampla investigação e profunda do caso, o que levou um tempo e esforço considerável. Precisávamos ter certeza do que nós estávamos lidando antes de fornecer uma informação adequada aos usuários do PlayStation Network.

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