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Project CARS

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

19/05/2015 16h59

"Project CARS" é um jogo de simulação muito divertido e no qual o jogador define o quanto quer ser desafiado.

Porém, a maior das qualidades do game é que tudo está aberto desde o início, sem passar por pedágios desnecessários e que prolongam a vida do jogo artificialmente.

Os gráficos do game são de tirar o fôlego. Não importa se você está jogando em um PC modesto, no PS4 ou em um computador de ponta: a imagem da tela vai surpreendê-lo. As alterações de clima, os efeitos de luz e os modelos de carros são simplesmente fantásticos – as batidas e os danos poderiam ser melhores e mais impactantes, mas não chegam a ser um defeito grave.

O que incomoda mesmo é a falta de clareza de muitas informações e opções importantes, perdidas em toneladas de menus nada intuitivos e confusos. A impressão é de que faltou alguém especializado em facilitar as coisas para os jogadores.

Mesmo assim, "Project CARS" é um excelente simulador de corridas que chega fazendo frente aos seus principais concorrentes e, em alguns casos, sendo melhor do que eles. Esse é um jogo que você sendo amante da velocidade em quatro rodas deveria ter em seu computador ou videogame sem pestanejar.

Introdução

Produzido pelo estúdio Slightly Mad, de "Need For Speed: Shift", "Project Cars" é um simulador de corridas de carros que há muito tempo precisava chegar ao mercado para bater de frente com duas franquias colossais: "Gran Turismo" e "Forza".

Pioneiro no sistema de financiamento coletivo, antes mesmo do Kickstarter estourar, durante anos o jogo prometia trazer uma experiência de corrida ampla, com grande variedade de categorias de corrida, carros emblemáticos e que fosse acessível para todos os tipos de jogadores - sem deixar a simulação de lado.

Pontos Positivos

Tá liberado!

Aperte o botão de Start e saia cruzando pistas do mundo todo. "Project CARS" é um jogo de corrida bem tradicional.

O modo de carreira é talvez o melhor lugar para começar a jogar. Além de mostrar todos os carros de forma progressiva, fazendo com que o jogador se acostume com a resposta e a física, é lá que vamos ver as pistas e ter uma sensação de progressão ao avançar os campeonatos e temporadas do jogo.

Mas se você não quer (ou não gosta de) um modo de carreira, não tem problema: todos os carros e todas as pistas estão liberados para serem usados logo no primeiro instante de jogo no modo de corrida única. Você não precisa jogar milhares de horas para conseguir dinheiro suficiente para comprar o carro de seus sonhos e nem precisa avançar tal porcentagem do jogo para habilitar uma pista.

Talvez essa seja a melhor característica de "Project CARS", afinal, você pode querer jogar o modo de carreira, mas isso não quer dizer que você tenha que passar por barreiras artificiais para aproveitar tudo o que o game tem a oferecer.

Gráficos incríveis

Não importa em que plataforma você jogue: "Project CARS" é um jogo de cair o queixo. O game parece ter sido criado especificamente para cada plataforma. Desde os computadores menos potentes, aos consoles de alta definição e chegando aos 'Super Computadores' de jogos.

Os carros são reproduzidos nos mínimos detalhes, a impressão é que as próprias montadoras participaram do processo de confecção de cada máquina no jogo. O mesmo cuidado é repetido nas pistas, nas alterações de clima e hora do dia.

Para não dizer que tudo está perfeito, os visuais das batidas ainda não convencem – as peças são deformadas e se soltam, mas ainda falta um quê de realismo nessa parte. O dano mecânico parece ser bem simulado, mas o dano visual não é nada impressionante.

Simulador para todos

Um dos fatores importantes para "Project CARS" ser um bom jogo é que qualquer pessoa pode curtir. Não é necessário ser um entusiasta do gênero: o game se adapta com dificuldade ao seu nível de habilidade. Você escolhe se quer que a inteligência artificial dos adversários seja mais agressiva ou não, se o carro sofre danos reais ou estéticos e por aí vai.

Até mesmo a simulação de como o carro reage nas pistas pode ser definida em um menu do jogo, assim você decide se o carro tem controle de tração, assistente de estabilidade, ajuda na hora de fazer as curvas e coisas do tipo – ótimo para quem quer só tirar uns rachas no fim de semana com os amigos.

Os controles do jogo com joysticks respondem bem, mas para os afortunados que têm volantes, o game possui diversos recursos exclusivos como intensidade de force feedback, controle de giro e muito mais.

Pontos Negativos

Menus confusos

Se você nunca jogou um simulador de verdade, provavelmente não conseguirá aproveitar todo o potencial de "Project CARS". O game possui diversos menus de configuração de simulação e de ajustes de peças, mas essas partes não são explicadas e alguns itens sequer possuem descrições.

Um exemplo básico: o que muda se eu mexer na calibragem dos pneus? Qual a diferença entre aumentar a pressão dos freios dianteiros e traseiros? O jogo não dá nenhuma dessas explicações nem diz o que pode acontecer com o carro quando essas mudanças são feitas – coisas que "Forza Motorsport" e "Gran Turismo" fazem desde sempre.

Outro problema é que os menus são realmente confusos, com itens bem básicos escondidos. Algumas configurações estão tão escondidas que você quase tem que fazer um curso de detetive para encontrar, como alterar o mostrador do velocímetro de Milhas por Hora (MpH) para Quilômetros por Hora (Km/h).

A falta de clareza pode afetar a jogabilidade, como na hora de trocar pneus em corridas de longa duração. O menu de escolha de estratégia de parada é tão confuso que por vezes foi necessário fazer uma parada após a outra para escolher a estratégia certa – o que acabou custando preciosas posições.

Nota: 9 (Excelente)