Topo

Battlefield 4

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do GameHall

23/07/2013 18h10

  • Por terra, água e ar, "Battlefield 4" terá combates de proporções inéditas.

Na virada entre gerações, ao invés de uma revolução, "Battlefield 4" está propondo uma evolução. Construído sobre a mesma base que fez de seu predecessor direto um enorme sucesso, o jogo segue a promessa de expandir a fórmula da série com gráficos melhores do que nunca, uma maior variedade de opções de personalização e o retorno de alguns elementos que ficaram esquecidos no passado da franquia.

Tudo está no mesmo lugar que estava em "Battlefield 3". A campanha segue o mesmo modelo de sempre, de linearidade em cenários com sequências de eventos explosivos; e o multiplayer permanece enorme em escala, com diversos modos de combate e versátil como poucos outros equivalentes no gênero. Ainda assim, a Electronic Arts diz querer surpreender com seu novo shooter, que em suas palavras será "maior e melhor".

CAMPANHA DO GAME TERÁ AÇÃO FRENÉTICA; ASSISTA

  •  

O mundo em guerra

Os detalhes da trama que será o foco de "Battlefield 4" ainda são escassos, mas já sabemos que os EUA, a Rússia e a China serão os principais jogadores no tabuleiro de uma guerra envolvendo o mundo inteiro. Passada seis anos após os eventos de "Battlefield 3", a história terá como protagonista Recker, soldado de um grupo de operações especiais norte-americano apelidado de Tombstone.

TIROTEIO ENTRE SHOOTERS

  • Na virada entre gerações, a competição pelo título de shooter mais popular não será leve. Conheça um pouco mais sobre os concorrentes de "Battlefield 4" neste artigo.

Duas missões do modo já foram demonstradas pela Electronic Arts. Na primeira delas, 'Fishing in Baku', o jogador e três membros de seu esquadrão devem escapar de uma instalação russa no Azerbaijão com informações secretas. Na outra, 'Angry Sea', os heróis são protagonistas em um enorme conflito marítimo, sendo obrigados a buscar a sobrevivência a bordo de um porta-aviões em ruínas e prestes a afundar.

Em termos de funcionalidade, a campanha de "Battlefield 4" parece idêntica ao padrão do gênero, que cobre não apenas os jogos "Battlefield" mais recentes como também franquias como "Medal of Honor" e "Call of Duty". Extremamente lineares, os estágios progridem intercalando sequências de tiroteios contra soldados inimigos com cenas de impacto visual. Assim, o destaque do modo no novo jogo é, claro, a sua apresentação gráfica, mais fiel à realidade do que antes por causa do poder das plataformas de próxima geração e da tecnologia do motor Frostbite 3.

VÍDEO MOSTRA MODO MULTIPLAYER DE "BATTLEFIELD 4"

  •  

Combate simulado

Mas desde sua concepção, a série "Battlefield" nunca destacou-se por seu modo para um jogador, e sim por seu multiplayer. "Battlefield 4" seguirá essa tradição, com um modo online que unirá uma lista de novidades a todos os pontos fortes que fizeram de "Battlefield 3" um shooter com uma enorme comunidade de jogadores mesmo dois anos após seu lançamento original.

COMBATES MASSIVOS

  • No PC e nas plataformas da próxima geração, os combates de "Battlefield 4" assumirão proporções impressionantes. Além de rodar a 60 quadros por segundo mesmo no modo multiplayer, o game terá partidas para até 64 jogadores simultâneos. No PS3 e no Xbox 360, porém, o limite de combatentes continuará sendo 32.

Modos de combate como Rush e Conquest retornarão no novo game, que terá os maiores cenários da franquia e dará aos jogadores mais rotas de ação do que nunca. Com o aperfeiçoamento do elemento combate marítimo, por exemplo, aproximar-se de uma região costeira nadando passa a ser uma opção. Pequenas mudanças em termos de controles permitirão que todos os combatentes se sintam mais à vontade para atravessar os mapas por ar, terra ou água.

As subdivisões nas quais os soldados de "Battlefield 3" se encaixavam - Assault, Engineer, Support e Recon - retornam, juntas dos mesmos sistemas de progressão por pontos de experiência de sempre. Agora, porém, elas deverão entrar em ação em cenários dinâmicos, que mudam completamente de acordo com as ações dos jogadores.

Para exemplificar o sistema chamado 'Levolution', a produtora DICE demonstrou durante a E3 o mapa 'Siege of Shanghai', passado em um trecho costeiro da enorme metrópole chinesa. Um dos pontos estratégicos deste mapa é posicionado no topo de um enorme arranha-céu, que pode ser visitado através de um elevador ou de veículos aéreos como helicópteros. Quando jogadores destroem os pilares de sustentação deste prédio, porém, ele desaba, alterando completamente não apenas a posição do ponto estratégico, mas sim o campo de batalha como um todo. A partir deste momento, metade do mapa é tomada por escombros, enquanto a outra é afetada por poeira, que reduz a visibilidade.

  • 'Commander Mode' dará visão estratégica dos embates militares aos jogadores.

Elemento estratégia

Apesar dos cenários dinâmicos impressionarem, a novidade de "Battlefield 4" que mais alterará o fluxo dos combates será a volta do 'Commander Mode' - uma popular opção que debutou em "Battlefield 2", na época exclusivo para o PC, e desapareceu da franquia depois de "2142". Através dele, um jogador por time assume o papel de comandante de batalhão, que pode dar ordens aos seus subordinados.

GUERRA NO SOFÁ

  • Além de participar dos combates multiplayer diretamente, fãs poderão optar por assistir a partidas em progresso para aprender novas táticas. Através do 'Spectator Mode', será possível acompanhar disputas online ao vivo, sob a perspectiva dos combatentes ou então com uma visão aérea do campo de batalha.

No novo shooter, o jogador selecionado como comandante vê o campo de batalha por cima, com uma visão privilegiada de todos os soldados e veículos em ação e de todos os objetivos em jogo. Ele tem uma linha direta de comunicação com os líderes de cada esquadrão de jogadores, podendo acessar câmeras em seus capacetes a qualquer momento e dar ordens com base em suas informações privilegiadas.

Diferente do que acontecia na primeira versão do modo, em "Battlefield 4" o 'Commander Mode' não será uma experiência paralela à jogabilidade de tiro do jogo, mas sim um modo alternativo de combate em que um comandante enfrenta diretamente o outro. Coordenando seus esquadrões rumo à conquista de objetivos pelos mapas, os jogadores ganharão acesso a novas ferramentas, como radares UAV, EMPs e até mesmo bombardeios aéreos guiados.

Oferecendo uma experiência diferenciada no multiplayer, "Battlefield 4" está previsto para chegar ao PlayStation 3, ao Xbox 360 e ao PC em 29 de outubro, e posteriormente aparecerá no PlayStation 4 e no Xbox One. No Brasil, o jogo será totalmente dublado em português, contando com vozes de atores como Dan Stulbach e André Ramiro, o Mathias de "Tropa de Elite".