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Murdered

Luiz Hygino

do Gamehall

03/04/2014 17h59

  • Divulgação

    Ronan é um detetive sobrenatural que investiga a própria morte em "Murdered"

A forma mais simples de resumir “Murdered: Soul Suspect”, nova aposta da Square Enix, é como “o jogo no qual você investiga seu próprio assassinato”.

Se a morte é sinônimo de fim na grande maioria dos jogos, em “Murdered: Soul Suspect” ela é o começo de tudo. Na papel do policial assassinado Ronan O’Connor, tudo começa quando o já finado (mas ainda não consciente disso) protagonista vê um corpo estendido no meio de uma rua. Uma figura encapuzada se aproxima do corpo e dispara 7 tiros. A marca dos tiros fica gravada no espírito do protagonista, que tenta, sem sucesso (já que ele é um fantasma) agarrar e parar o assassino.

O modo como Ronan foi parar na cena do crime diz muito sobre o personagem. Apesar de ser um policial, ele tem um histórico completo de uso excessivo de violência e de pequenos crimes cometidos. Na noite de sua morte, atendeu a um chamado de confusão num edifício, mesmo tendo sido orientado a não prosseguir sozinho. Como o próprio Ronan narra em um dos trailers do jogo, “Eu nunca tinha sido derrotado em uma briga. Até essa”.

Morri. E agora?

Ronan começa a investigar seu próprio assassinato tão logo percebe ter morrido. Mas, obviamente, um investigador morto trabalha de forma diferente de um investigador vivo.

VEJA MAIS DE 20 MINUTOS DE DEMONSTRAÇÃO DO GAME

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Como um espírito, Ronan não consegue mais interagir com objetos no mundo físico. Em contrapartida, é capaz de atravessar paredes interiores de edifícios e objetos em geral.

Talvez a parcela mais interessante da nova condição de Ronan é sua capacidade de possuir os vivos. Ao entrar no corpo de outra pessoa, tudo o que ele pode fazer é usar os sentidos do possuído, especialmente visão e audição, e sugerir ideias e pensamentos na mente do vivo. Ronan também é capaz de ler a mente do possuído. Nada de brincar de marionete com as pessoas, no entanto.

O protagonista também é capaz de se teletransportar a curtas distâncias, de ligar e desligar aparelhos e máquinas e de acessar memórias passadas através de “resíduos de memória”, espalhados pelo mundo.

Com o passar do jogo, as habilidades de Ronan evoluem, aumentando tanto sua capacidade de interagir com o mundo físico quanto com o mundo de Dusk, o plano espiritual no qual ele se encontra.

A única testemunha do assassinato, uma garota chamada Joy, acaba se tornando uma espécie de assistente de Ronan na investigação. Por se tratar de uma médium, Joy pode ver e ouvir o espírito do ex-policial, e faz o papel de ponte entre Ronan e o mundo dos vivos.

Mais assustador que a morte

Pode-se dizer que “Murdered: Soul Suspect” se passa em dois lugares: na Salem do mundo físico, uma pequena cidade no estado de Massachusetts, nos EUA, e na Salem do plano de Dusk.

No mundo físico, a cidade é famosa pelo caso das “Bruxas de Salem”, quando, no final do século XVII, um total de 20 pessoas, em sua maioria mulheres, foram condenadas à execução sob a acusação de bruxaria.

Esse capítulo, em especial, ajudou a forjar uma série de lendas locais de que a cidade é mal-assombrada. No “Salem Herald”, o jornal fictício do jogo, existe até uma matéria na qual Salem é rankeada como o lugar mais assombrado do mundo.

A Salem do plano de Dusk, uma espécie de purgatório, prova que as suspeitas são completamente verdadeiras. O lugar é repleto de espíritos errantes, como Ronan, e de demônios, espíritos corrompidos pelo tempo, que se alimentam de outros espíritos, tentando recuperar sua “humanidade”.

Esses demônios fazem o papel de inimigos do protagonista do jogo. Para derrotar a maioria deles, Ronan precisa, sem ser notado, possuir o corpo etéreo desses seres, assim como possui os vivos, e destruir então sua essência, de dentro para fora.

A Salem de Dusk ainda guarda muitos segredos, com muitas pistas espalhadas, algumas delas indicando que o assassinato de Ronan não foi o primeiro de uma série, e nem deverá ser o último.

TRAILER MOSTRA UM BOCADO DA AÇÃO DE "MURDERED"

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Point-and-click next gen

A dinâmica de jogo de “Murdered: Soul Suspect” faz dele um point-and-click de luxo. Jogadores são, a todo momento, convidados a clicar nas pistas espalhadas pelo cenário, e a coletar informações usando os poderes de Ronan. Para avançar no jogo, é preciso reunir toda essa informação e chegar a conclusões.

O que talvez pode entendiar os jogadores é que, neste sistema investigativo, não há como fracassar.

Digamos que, por exemplo, você precise coletar 5 pistas diferentes, num determinado momento do jogo, antes de conseguir tentar chegar a uma nova conclusão. Enquanto todas as pistas corretas não forem coletadas, o jogo nem apresenta a opção conclusiva.

Depois de encontradas, a análise para a conclusão surge automaticamente para o jogador. As pistas, então devem ser selecionadas numa ordem específica. Escolheu a pista errada? O jogo simplesmente diz “pista errada” e as tentativas continuam, até que tudo seja apontado corretamente. Sem grandes desafios.

O sistema de avaliação das missões, inclusive, só leva em conta a quantidade de vezes que você errou ou acertou a ordem de seleção dessas pistas.
A própria Airtight Games, produtora do jogo, diz que o objetivo é não punir jogadores que, eventualmente, não conseguissem grandes performances investigativas, para que eles não ficassem frustrados e abandonassem o jogo.

“Murdered: Soul Suspect” chega no dia 3 de junho para Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e PC.