Topo

2010 FIFA World Cup South Africa

27/01/2010 13h25

"FIFA World Cup 2010" é o quarto jogo oficial de uma Copa do Mundo produzido pela Electronic Arts, sobre a marca de sua famosa série de futebol "FIFA Soccer". É um tipo de projeto especial que tem que ser realizado paralelamente entre as edições anuais da franquia e que acaba por servir como cenário de testes para inovações e ajustes a serem aplicados em exemplares futuros.

A equipe responsável pela mecânica do novo jogo é a mesma de "FIFA 2010", mas há uma série de alterações na reação de jogadores e pequenos refinamentos na física. Matadas de bola no peito podem espirrar de maneira aleatória, goleiros se adiantam com menos afobação e os jogadores recebem novas jogadas e movimentos característicos para se adaptar melhor ao esquema tático, entre outras melhorias. A altitude dos estádios também é levada em consideração, o que pode alterar o rumo das partidas num piscar de olhos.

Os gráficos igualmente receberam uma turbinada e apresentam vários novos detalhes. Além de um inédito sistema de iluminação que valoriza os aspectos individuais de cada estádio da Copa na África do Sul, há ainda padrões variados na torcida, com direito a flashes de câmera e movimentos sincronizados. Os bancos na área técnica, placas de propaganda oficiais e letreiros das transmissões da FIFA também dão o ar da graça para uma experiência mais realista.

O game conta com 199 nações inscritas na FIFA para criar modos de eliminatórias para a Copa do Mundo e a própria competição. O modo online recria exatamente as características do modo offline, com a possibilidade de juntar participantes reais para cada time participante. É como viver uma Copa do Mundo virtual, em disputas contra oponentes humanos. O sistema Battle of Nations é usado para incentivar a escolha de nações menores ou menos famosas por seu futebol, o que garante pontos extras no ranking.