Topo

Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

20/12/2013 18h44

  • Heroína Lightning retorna para encerrar seu capítulo na saga "Final Fantasy"

Oito anos após a primeira aparição pública de Lightning na E3 de 2006, a saga da heroína terá um final no PlayStation 3 e no Xbox 360.

Com "Lightning Returns: Final Fantasy XIII", a Square Enix planeja colocar um ponto final na saga que dividiu as opiniões dos fãs da franquia. Dados os catastróficos eventos do final da jornada de Serah e Noel em "XIII-2", o jogador ingressa na parte final da trilogia tendo em mente que o mundo está prestes a acabar.

Distorções temporais e falhas espaciais são comuns no mundo de Nova Chrysalia, criado através da fusão de Gran Pulse e do Unseen Realm em "XIII-2". 500 anos após entrar em um profundo sono e assumir a forma de um cristal, Lightning é acordada com uma missão divina: a de resgatar as almas dos habitantes deste decadente plano da realidade - incluido as de seus velhos conhecidos.

ASSISTA AO TRAILER DE "LIGHTNING RETURNS: FFXIII"

  •  

Jornada solitária

Sozinha, Lightning enfrenta seus inimigos através de um sistema de combate derivado dos de seus predecessores. Cinematográficas, as lutas têm comandos realizados de acordo com contadores, que criam uma certa dinâmica de turnos.

COMUNICAÇÃO

  • Uma das novidades mais peculiares de "Lightning Returns" é um sistema chamado 'Outworld Communication'. Através dele, jogadores podem compartilhar suas pontuações em batalhas e estatísticas ao lado de fotos pelo Twitter e pelo Facebook.

Como a heroína não tem companheiros durante os embates, ela deve assumir diversos postos de uma só vez. Assim, Lightning ganha diferentes habilidades e poderes de acordo com a roupa que está usando. Estas podem ser trocadas em tempo real durante as lutas - e é na administração de seu uso que reside o aspecto estratégico do sistema de "Returns".

Para quem jogou as duas primeiras partes de "Final Fantasy XIII", porém, nem mesmo a soma de todas as mudanças deverá quebrar o clima de familiaridade.

Apocalipse em aberto

Em uma espécie de antítese à linearidade do primeiro "Final Fantasy XIII", "Lightning Returns" completa o ciclo iniciado por "XIII-2" rumo à liberdade de exploração dos cenários. O game oferecerá áreas abertas e um sistema de quests opcionais.

Mas a maior mudança apresentada em "Lightning Returns" é o fato de que seu mundo é vivo de uma maneira parecida com o de "Zelda: Majora's Mask". Faltam 13 dias para o mundo acabar - e esse tempo corre de verdade (menos durante batalhas e conversas). Certos eventos só acontecem em determinadas horas do dia, enquanto que quests específicas só são destravada na medida em que o fim aproxima-se.

Encerrando a linhagem "Final Fantasy" da sétima geração de consoles, "Lightning Returns: Final Fantasy XIII" tem encarnações para PlayStation 3 e Xbox 360.