Topo

2014 FIFA World Cup Brazil

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 15h44

  • Divulgação

    "2014 FIFA World Cup" terá os 12 estádios brasileiros, torcidas e times da Copa

Em ano de Copa do Mundo, os amantes do futebol virtual - em particular os fãs de "FIFA" - contam com uma dose dobrada de jogos: além da tradicional iteração anual no fim do ano, a franquia da EA ganha um jogo dedicado ao torneio mundial.

Em 2014 não é diferente, mas desta vez a atenção dos fãs brasileiros é ainda maior já que a Copa é em nosso país - e portanto, "2014 FIFA World Cup Brazil" apresenta estádios e cidades brasileiras como palco para as partidas.

Previsto para sair no Brasil em 24 de abril, "2014 FIFA World Cup" terá versões para PlayStation 3 e Xbox 360 - PC, Wii U e mesmo os novos PS4 e Xbox One ficaram de fora, segundo a EA, para se concentrar em oferecer o melhor jogo nas plataformas com maior audiência para a série.

ASSISTA AO TRAILER DE "2014 FIFA WORLD CUP BRAZIL"

  •  

Melhorias e ajustes

"2014 FIFA World Cup" traz algumas melhorias em relação ao "FIFA 14" - quase como uma prévia do que os fãs vão encontrar no próximo game da série, que invariavelmente, deve sair em outubro.

NÚMEROS DA COPA

. 203 seleções
. 7,469 atletas
. 19 técnicos licenciados
. 21 estádios
. 12 novos estádios brasileiros
. 50 horas de narração

A aceleração dos atletas, por exemplo, foi retrabalhada, principalmente no momento em que recebem a bola. A EA promete também mais controle e animações melhores para o movimento, assim como dribles inspirados em jogadores brasileiros.

"World Cup" também traz um novo sistema tático, que permite coordenar melhor os colegas de time durante os escanteios. Os pênaltis seguirão o sistema apresentado em "FIFA 14".

As mudanças introduzidas em "2014 World Cup" serão levadas pela EA Sports para "FIFA 15".

DOBRADINHA DE SUCESSO

  • Reprodução

    No Brasil, a dupla Tiago Leifert e Caio Ribeiro repetem em "2014 World Cup" os papéis de narrador e comentarista assumidos nos últimos games da série "FIFA"

Rumo ao Rio de Janeiro

Em "World Cup" você tem várias modalidades para entrar no clima da Copa. Em "Road to the FIFA World Cup" você escolhe uma das seleções disponíveis, disputa amistoso e classificatórias e, caso consiga se classificar, vai para a Copa do Mundo.

Em "Road to Rio", seu time precisa enfrentar partidas em um mapa do Brasil com as 12 cidades-sede e seus respectivos estádios.

O modo "Captain Your Country" coloca o jogador no controle de um único atleta, que deve galgar os degraus desde a equipe de base do time nacional até alcançar o status de capitão da seleção principal, disputando a posição contra colegas de equipe. Seu objetivo, claro, é levantar o caneco no final da Copa.

Retornam de "2010 FIFA World Cup" as partidas com desafios, começando por momentos cruciais das classificatórias até, futuramente, situações emocionantes das partidas da Copa, atualizadas diariamente durante o torneio. Essas atualizações incluirão também a formação dos times no dia da partida.

ULTIMATE TEAM

  • "2014 FIFA World Cup" não terá o popular modo "Ultimate Team". Por outro lado, o "FUT" de "FIFA 14" para PS4 e Xbox One receberá cartas especiais da Copa do Mundo durante o torneio.

Para fugir um pouco da realidade, você pode optar por misturar os times que participam das etapas de classificação - desde que as seleções escolhidas sejam da mesma confederação. Você também poderá trocar os times que vai enfrentar na Copa, se quiser.

Partidas online incluem mini-torneios com os membros de cada grupo e as finais, assim como a opção de jogar o modo "Road to Rio" contra jogadores reais através da Xbox Live ou PSN.

É bom notar, ao contrário de "FIFA 14", em "World Cup" você só joga partidas online contra um outro jogador.

Não há suporte para partidas contra times controlados por vários jogadores, uma das características mais divertidas da franquia nos últimos anos. O mesmo vale para o "Ultimate Team", ausência que será sentida no jogo da Copa.

Fora do campo

Enquanto progride rumo ao mundial, será possível treinar e aprimorar os atletas da seleção. Cada atleta tem 6 estatísticas principais e 18 séries de exercício para melhorar a performance no gramado.

É possível levar até 4 jogadores para os treinamentos de cada vez. Voltam os sistemas de forma física e moral, mas em "World cup" você não poderá conversar com os atletas como fazem os gerentes no modo carreira de "FIFA 14".

Um detalhe bacana de "World Cup" são as torcidas: além do público caracterizado de cada país nas arquibancadas, o game mostrará as comemorações dos torcedores em casa - por exemplo, quando a Inglaterra fizer um gol, você verá os fãs celebrando em algum ponto turístico de Londres.

Para completar, o nível do jogador no Football Club e a experiência adquirida em "FIFA 14" é transferida para "2014 World Cup". Há novos itens para comprar, como, por exemplo, todas as bolas oficiais das Copas do Mundo.