Topo

Forza Horizon 2

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 18h26

  • Divulgação

    "Forza Horizon 2" aposta em novo cenário, clima dinâmico e elementos sociais

O "Forza Horizon" original foi uma bem vinda variação para a franquia "Forza Motorsport", conhecida tanto pelos belos carros quanto pela apresentação séria, típica dos simuladores.

Não que a seriedade do simulador seja um defeito: A série "Motorsport" é a grande rival de "Gran Turismo" e nada mais natural que se comportar da mesma forma - com corridas em autódromos e atenção máxima aos detalhes mecânicos. São jogos para os apaixonados por carros.

Na subsérie "Horizon" a pegada é outra: o que importa aqui é a velocidade, a diversão atrás do volante e a atmosfera festiva, que supera o clima de jogos consagrados do gênero, como "Dirt", "Grid" e mesmo alguns "Need for Speed". Em "Horizon 2", a Microsoft e a PlayGround Games querem elevar esse clima de festival ao máximo.

O game deixa os desfiladeiros do Colorado para trás e parte logo para o sul da Europa, com um mapa bem grande que inclui regiões da Itália e da França. O novo cenário traz vários tipos de pista e terreno, desde o litoral mediterrâneo até campos, florestas, vilarejos e auto-estradas para percorrer com os 210 veículos disponíveis.

ASSISTA AO TRAILER DE "FORZA HORIZON 2"

  •  

Você vai correr em provas bem variadas, que incluem voltas em trechos pré-definidos, corridas de ponta a ponta e também novidades, como as provas de cross-country, onde os carros disputam posições passando por todo tipo de terreno.

Os eventos de exibição, um dos elementos mais divertidos do primeiro "Horizon", estão de volta e além de corridas contra helicópteros e aviões, incluem agora disputas contra um trem.

KUDOS PARA VOCÊ!

  • Divulgação

    Assim como "Project Gotham Racing", o game premia suas manobras, ultrapassagens, velocidade e tudo mais com pontos de experiência. Combine manobras para ganhar multiplicadores, mas cuidado: se bater o carro, perde tudo!

Do jogo original, retornam as ótimas rádios - e novamente com locutores falando português, para a alegria dos fãs brasileiros. No começo de "Horizon 2", você tem 3 rádios disponíveis, mas conforme avança no jogo, desbloqueia outras quatro estações e cerca de 150 faixas para colocar você no clima do evento.

Sai de cena o enredo cheio de personagens e chefes de fase. Agora, a disputa é contra os seus amigos, através do sistema Drivatar, que estreou em "Forza Motorsport 5".

Tanto nas corridas quanto nas ruas, você está sempre correndo contra conhecidos. Você vê os carros deles passando pelas ruas, explorando o mapa e pode tirar rachas com eles.

Mais do que isso, tudo que você faz no jogo é comparado em placares de liderança. Velocidade nos radares, placas secretas derrubadas, ruas percorridas, tudo é computado e comparado. É um estímulo a mais para os competidores, que também podem disputar as provas do jogo contra os "fantasmas" dos amigos.

Há também a chamada lista de experiências: você encontra um carro num ponto específico do mapa, entra nele e cumpre os desafios propostos pelo jogo, como chegar até um local em um tempo específico ou passar por um radar em alta velocidade.

Faça chuva ou faça sol

As corridas em "Forza Horizon" e mesmo no mais recente "Forza Motorsport 5" sempre acontecem em "dias ensolarados". Não é o caso em "Horizon 2": uma das maiores adições do game é um sistema de clima dinâmico, além do ciclo de dia e noite.

O clima em "Forza Horizon 2" inclui chuva, manhãs enevoadas, neblina pesada e ventos fortes. No mundo aberto do jogo, esses efeitos são imprevisíveis e afetam a direção.

A chuva começa preenchendo as rachaduras do asfalto, forma poças e pode até alagar a pista. Debaixo de um temporal, espere por muito mais desafio ao jogar com a câmera dentro do cockpit.

O ciclo completo de dia e noite parece uma adição simples, mas em um mundo totalmente aberto e que pode ser percorrido off-road, abre espaço para experiências inusitadas: que tal juntar os amigos online e tentar atravessar uma floresta no meio da madrugada? Boa sorte com as árvores!

  • Divulgação

    Como de costume na série "Forza", você pode explorar os carros nos mínimos detalhes

Passeio online

Em "Forza Horizon 2" não há um modo multiplayer isolado do jogo principal. Ao toque de um botão (e não navegando pelos menus, como na demo), você sai do jogo solitário contra Drivatars e pode competir com amigos e outros jogadores nos eventos do festival.

É possível correr pelo mundo livremente, participar de encontros, onde os jogadores interagem e negociam esquemas de tuning, adesivos e pinturas para os seus bólidos.

Uma das opções mais bacanas é o chamado "passeio livre online". Você e seus amigos saem pelo mapa participando de corridas do Horizon. Acabou uma prova? Pegue o carro e vá até a próxima, curtindo a paisagem (ou apostando corrida) ao lado dos colegas.

Os clubes (versão automobílista de clãs em outros games multiplayer) agora suportam até mil participantes.

Com dublagem, menus e legendas em português, "Forza Horizon 2" tem versões para Xbox One e Xbox 360. O jogo de X360 está nas mãos da produtora Sumo Digital, a mesma da série "Sonic & All-Star Racing".