Topo

Black Desert Online

Rodrigo Flausino

Do Gamehall

04/02/2015 16h48

  • Divulgação

    Com belos gráficos, "Black Desert" é considerado "MMO de próxima geração"

Da nova safra de games online que prometem agitar o mercado nos próximos anos, o MMO coreano "Black Desert Online" é um dos mais esperados. Considerado um dos primeiros "MMO next-gen", o game terá um sistema de combates em tempo real e bastante visceral (lembrando os jogos de ação como "DmC"), visual de cair o queixo e um robusto sistema de personalização,  além de mudanças climáticas, a inexistência de um nível máximo para evolução e um modo de jogo competitivo desafiador.

"Black Desert" é desenvolvido pela PearlAbyss, a mesma produtora do MMO "Continent of Ninth Seal" (C9), e será distribuído pela Daum Korea na Coréia do Sul. Em dezembro de 2014 o game entrou em fase de teste beta aberto na Coréia mas só deve chegar ao Ocidente em 2016.

Um mundo dividido

O mundo de "Black Desert" é dividido em 2 países: a República de Calpheon e o Reino de Valencia, que disputam as Black Stones, recursos energéticos essenciais. Esses 2 países possuem culturas e religiões diferentes: enquanto Calpheon uma civilização materialista, as pessoas de Valencia buscam valores espirituais.

As Black Stones marcam a área do deserto separando os 2 países, chamado pelos habitantes de Calpheon de “Black Desert” (Deserto Negro, em português). Já em Valencia a região é chamada de “Red Desert” (Deserto Vermelho) por causa do sangue que permaneceu na areia após inúmeras baralhas que aconteceram lá.

Nesse cenário, os jogadores são aventureiros que podem escolher entre diversas classes. Até o momento, já foram reveladas oito: Sorceress, Giant, Ranger, Warrior, Valkyrie, Archer, Wizard, Blader e Beast Master. Em uma entrevista para o site MMO Culture, o diretor de desenvolvimento Brian Oh disse que as classes não serão travadas por gênero.

O sistema de criação de personagens é um dos destaques de "Black Desert Online". Nele o jogador poderá personalizar desde a cor, corte e tamanho dos cabelos, cor dos olhos (incluindo tatuagens na íris e olhos com cores exóticas), altura e estatura física dos personagens, tudo com gráficos super detalhados.

Os jogadores poderão ter casas para os personagens, customizando móveis e outros itens. Essas casas também servirão como lojas para vender itens de criação, por exemplo.

  • Divulgação

    O sistema de combate de "Black Desert" lembra o de jogos de ação como "DmC"

Combate visceral

É no combate que "Black Desert Online" mais se destaca. Com um sistema próximo dos jogos de ação, o game facilita o processo com a opção de mapear combos no teclado e usar determinadas teclas para facilitar a execução dos movimentos.

O horário também influencia as partidas. Derrotar monstros à noite será mais desafiador, porém oferecerá um ganho maior de experiência e materiais exclusivos.

Nas partidas de "jogador vs. jogador", "Black Desert" terá um curioso sistema de punição para quando alguém morrer em combate. Quando o jogador tiver "itens de karma", eles cairão do inventário e será preciso retornar para pegá-los. Outros jogadores não poderão pegar os itens, mas você terá que voltar ao local da morte para recuperar suas coisas - mais ou menos como rolava em "Diablo II".

"Black Desert" prevê também cercos a fortalezas, confrontos entre guildas e um sistema de aberturas de rotas de comércio, onde você poderá usar "pontos de contribuição" para abrir rotas entre 2 cidades, levando itens de uma para outra para vender, podendo ganhar bastante dinheiro.

Claro que essas empreitadas terão uma carga extra de perigo, como outros jogadores emboscando os personagens para saquear suas mercadorias. O jogador poderá contratar outros para escoltarem a carga, e jogadores aleatórios podem ajudar a proteger a carga, formando verdadeiras caravanas com o passar do tempo.


Jogo gratuito

Na Coréia do Sul, "Black Desert Online" será lançado no formato "Free to Play", gratuito para jogar. Como não poderia deixar de ser, o game terá uma loja interna de itens (o "cash shop"), onde os jogadores podem comprar desde "boosters" de experiência (com 10% a mais de experiência durante a progressão), espaços adicionais nos bancos e no inventário até tinturas para roupas, acessórios cosméticos (como óculos, brincos e piercings), armaduras para montarias, móveis, penteados e tatuagens exclusivas.

Por enquanto, não foi definido qual será o formato adotado para "Black Desert Online" quando o jogo chegar ao Ocidente.