Topo

Assassin's Creed: Revelations

ANDRÉ FORTE (Com texto de RODRIGO GUERRA)

Colaboração para o UOL

22/08/2011 14h16

  • Divulgação

    Ezio e Altair, assassinos de diferentes épocas, são heróis de "Revelations"

"Assassin's Creed: Revelations" marca o fim das aventuras do assassino Ezio Auditore, mas também o começo de uma nova era para a série. Mais velho, Ezio já não é tão rápido quanto nos jogos anteriores, mas nem por isso deixou de ser letal. Muito pelo contrário, o italiano está mais inteligente e experiente, além de contar com novas armas para lidar com seus inimigos

A Ubisoft não vai aposentar o assassino italiano tão cedo, é claro. Assim como Altaïr apareceu na saga de Ezio, ele pode e vai aparecer em outras histórias. "Ele é um personagem muito marcante para ser descartado", afirma Falko Poiker, designer do jogo.

Multiplayer integrado

  • Divulgação

    Pela primeira vez em um "Assassin's Creed", os personagens do modo multiplayer terão papéis importantes na campanha principal. "Queremos fundir os 2 modos em uma experiência maior", disse o roteirista Darby McDavitt.

Além disso, ele não será o único herói da série controlável na nova aventura. Em uma trama complexa e intrigante, Ezio conseguirá vivenciar as aventuras de Altair, ao mesmo tempo em que Desmond já o faz com sua vida, deitado na máquina de regressão conhecida como Animus.

Para o designer do jogo, é mais simples do que parece: "É como um Animus dentro do Animus. É algo parecido com o filme ‘A Origem’ e acho que isso vai ser bem legal", explicou Poiker ao UOL Jogos durante a Gamescom 2011, na Alemanha.

A Origem dos Assassinos

O roteirista Darby McDevitt explica que o jogador não terá apenas o controle dos personagens, mas também vai explorar suas histórias individuais, que, de uma forma ou de outra, estarão todas conectadas.

Ezio está procurando saber as origens do clã dos assassinos e para isso está em busca de cinco artefatos deixados por Altair. Esses itens são como chaves que abrem a biblioteca escondida em Masyaf, o lar inicial da Ordem.

Vídeo revela destino de Ezio após "AC: Brotherhood"; veja

  •  

Ao encontrar essas peças, Ezio tem uma visão da vida de Altair e vai encontrar pistas para seu próximo passo - que é derrotar os Templários. Dessa forma, Desmond vai ver pelos olhos de Ezio, que por sua vez vai vivenciar aventuras de Altair.

Após os eventos de "Brotherhood", a saga prossegue até a queda do Império Bizantino. Os Templários manipulam o que sobrou do império, mas nem tudo é preto e branco como nos games anteriores, pois nem todos os bizantinos são os malignos.

Mistérios do Oriente

  • Divulgação

    "Revelations" se passa nas ruas - e telhados - da antiga Constantinopla

Situada na Turquia, a trama do jogo se passa em cidades como Constantinopla - atualmente, Istambul - mas os produtores prometem seguir a tradição da série e mostrar alguns locais curiosos e míticos dessa região.

"Enviamos seis pessoas de nossa equipe para Istanbul para tirar muitas fotos e gravar horas de vídeos. Nesse período descobrimos que havia histórias na cidade que gostaríamos de contar, mas também conhecemos uma regiao no meio da Turquia moderna, a Capadócia, com várias cidades secretas interessantes e algumas áreas subterrâneas estranhas que gostaríamos de explorar", explicou o designer Falko Poiker.

Arsenal bombástico

  • Divulgação

    Agora Ezio pode usar bombas para atordoar seus inimigos.

Se em "Revelations" Ezio já não corre tão rápido quanto nos games anteriores, agora ele tem a sabedoria do seu lado, além de contar com novas ferramentas, como bombas.

As bombas criam novas formas de lidar com inimigos, e servem também para abrir novos caminhos. Ezio pode, por exemplo, matar um soldado e colocar uma bomba próxima ao corpo dele para eliminar uma patrulha.

Outra possibilidade é usar um explosivo de luz para cegar temporariamente seus perseguidores, ajudando na fuga. Essas bombas podem ser feitas com itens encontrados em baús ou nos corpos dos inimigos, o que traz uma uma bem vinda nova dinâmica para o game.