Topo

El Shaddai: Ascension of the Metatron

da Redação

05/08/2011 10h00

"El Shaddai" é um jogo de ação para PlayStation 3 e Xbox 360, com um sistema de combate ao estilo "Devil May Cry" e com uma direção de arte que lembra "Okami", com gráficos estilizados que parecem pintados na tela. A trama do jogo é inspirada em textos bíblicos e na mitologia judaico-cristã, mais precisamente no Livro de Enoque, do Antigo Testamento.

O jogador controla Enoch, herói humano que precisa enfrentar os Grigori, grupo de anjos que se rebelou contra o Paraíso. Se Enoch falhar, toda a Terra estará condenada. Em sua jornada, Enoch luta tanto contra seres angelicais quanto contra demônios.

O protagonista de "El Shaddai" é um bom exemplo do visual estilizado do game, com longos cabelos loiros e aparência quase andrógena, vestindo mantos brancos que lembram uma armadura e uma calça jeans. Ele não está sozinho: durante o game, é auxiliado por Lucifel, o principal Arcanjo do Paraíso, capaz de viajar no tempo, e guiado por uma jovem cega, Nanna.

Os combates em "El Shaddai" são ágeis e Enoch pode usar sua espada para desferir combos violentos e também bloquear os golpes dos oponentes. Melhor ainda, é possível tomar as armas dos inimigos, o que acrescenta variedade e estratégia na hora de lidar com adversários mais poderosos.

Graficamente, "Ascencion of the Metatron" impressiona pela direção artística, os belos cenários, personagens estilizados e a ausência de indicadores na tela. Em alguns trechos, o jogo assume uma perspectiva bidimensional, como em um game de plataforma de antigamente, mas sem nunca deixar de deslumbrar o jogador. A trilha sonora explora vários gêneros musicais e é outro destaque do game, obra de Masato Koda, mesmo compositor dos jogos da série "Devil May Cry".

Veja trailer da E3 2011 de "El Shaddai: Ascencion of the Metatron"

Debate filosófico

"El Shaddai" aborda temas espinhosos, ao menos no Ocidente: interpretações de textos bíblicos e personagens que questionam a filosofia judaico-cristão: Nanna, a cega, faz parte dos Freemen, grupo de humanos que se opõem aos ideais distorcidos do Paraíso. Os Nephilin, criaturas nascidas da união entre humanos e anjos caídos, não são monstros demoníacos, mas simpáticos fantasminhas solitários, que, não pertencendo ao mundo dos homens nem ao Paraíso, vagam pela realidade, em busca de um lugar para chamar de lar.

Os próprios Grigori, liderados por Azazel, são fascinados pela raça humana e por isso abandonam o Paraíso, provocando a ira do Conselho dos Arcanjos. Mais ainda, os Grigori levam consigo a chave para a evolução e a tecnologia. Para impedir que os humanos adquiram esse poder, os Arcanjos decidem mandar o Dilúvio sobre a Terra. Essa é a maldição que Enoch precisa impedir, enfrentando os aliados dos homens para salvar a humanidade da fúria divina.