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Escape Plan

10/02/2012 08h00

Se você olhar as fotos de “Escape Plan” talvez se lembre de um clássico para Xbox 360: “Limbo”. E a comparação não é errada. Além de recorrer às cores preta, branca e cinza para compor personagens e cenários, o jogador precisa colocar o raciocínio à prova para superar os diversos obstáculos presentes em cada fase.

INSPIRAÇÃO CLÁSSICA

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    “Escape Plan” também lembra outro jogo antigo: “Lemmings”. Quando o jogador toca nos personagens para que eles se movam, eles só param ao atingir um obstáculo, ao morrer ou quando você os manda parar.

O jogo tem uma história para motivar o jogador a avançar pelos estágios: Lil e Laarg são os últimos sobreviventes de uma fábrica em que tudo está sendo encaminhado para a reciclagem. Cabe ao jogador ajudar a dupla a escapar do local sã e salva – e sem morrer muito.

Pela sua vida

Quem se aventurar em “Escape Plan” vai perceber que os dois personagens possuem habilidades diferentes: Lil pode correr e inalar gases de tanques para se transformar em um balão, enquanto Laarg, mais avantajado, pode usar o seu peso para quebrar coisas frágeis. Logo, parte da estratégia será alternar entre eles no momento certo para avançar pelos estágios.

Várias armadilhas estarão espalhadas pelo caminho da dupla: ventiladores, dispositivos elétricos, espinhos e até mesmo o próprio cenário. Lil e Laarg são frágeis, e queda de uma altura muito alta resulta em morte. As mortes, aliás, são marcadas nas barrigas dos personagens, ajudando você a controlar quantas vezes cada um falhou.

O jogo também conta com suporte às telas de toque, que o jogador usa para interagir com os cenários. Num determinado estágio, por exemplo, a área traseira do portátil faz com que plataformas baixem para formar o caminho para os personagens. Já o giroscópio move a dupla quando ela está em queda livre, enquanto os controles analógicos são reservados para a câmera.
 

FUGIR NEM SEMPRE É UMA TAREFA FÁCIL...

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