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Resident Evil 4

06/04/2007 15h07

Lançado para PlayStation 2 e GameCube, "Resident Evil 4" se passa em 2004, seis anos depois dos eventos de "Resident Evil 2". De acordo com o enredo a corporação Umbrella teria desaparecido e, com ela, os zumbis. Leon S. Kennedy, o policial de Raccoon City que observou em primeira mão os efeitos do vírus zumbificador, é contratado como guarda-costas da filha do presidente dos EUA, mas antes de começar o serviço ela é raptada e levada para uma vila na Europa.

Lá, ele é caçado pelos habitantes locais - que não parecem ser zumbis, mas tentam matá-lo enquanto estão em transe. As pessoas não são burras como os antigos inimigos da série e estão armadas com diversas ferramentas usadas em fazendas. Fãs dos mortos-vivos não precisam se preocupar - eles estão no game... mas agora é mais difícil dizer quem vai ajudar e quem vai matar.

O jogo oferece diferentes opções de câmera. O padrão coloca Leon ocupando o canto esquerdo da tela e acompanhando ele muito próximo, oferecendo algo semelhante ao visto em "Splinter Cell", mas com toda a versatilidade de um jogo de tiro em primeira pessoa - apesar do controle permanecer quase inalterado.

Como o protagonista ocupa boa parte da tela, o jogo roda apenas com tela de cinema, em formato 16 x 9. Se a sua televisão não for Widescreen, o software roda com faixas pretas para simular esse formato. A nova tela traz energia e quantidade de balas sem a necessidade de abrir um menu.

Leon tem alguns bons truques à sua disposição - o mais prático deve ser a adição de um botão de ação, que permite ao herói realizar tarefas como saltar por janelas, empurrar escadas cheias de inimigos ou até chutar oponentes para ganhar tempo.

Como a mira pode ser feita com uma precisão muito maior devido ao Wii Remote, é possível acertar partes específicas do corpo dos inimigos, causando reações diferentes. Usa-se o Wii Remote para a mira, recarregamento das armas e para usar a faca. As cenas de eventos de ação também exigem que se use gestos, não apenas o apertar de botões.

Esses truques são bem úteis: os habitantes locais que se provarem hostis (nem todos são) podem arremessar suas armas, cabendo a Leon se desviar ou acertar elas com um tiro no ar.

Os gráficos ainda impressionam, com rostos detalhados quando os do remake do primeiro "Resident Evil" para GameCube, fundos totalmente tridimensionais e muitos inimigos na tela ao mesmo tempo. Extras lançados na versão para PlayStation 2, como a que mostra o jogo sob a perspectiva da personagem Ada Wong, estão no Wii. O único presente exclusivo será o trailer de "Resident Evil: Umbrella Chronicles".