Topo

The Witness

André Forte

do Gamehall

27/02/2013 16h26

Novo projeto do aclamado desenvolvedor independente Jonathan Blow, de "Braid", "The Witness" é a aposta do PlayStation 4 para se apresentar como uma máquina com forte apelo entre os produtores independentes.

"The Witness"  desafia aos jogadores a explorar uma misteriosa ilha e solucionar os seus diversos quebra-cabeças. "Tematicamente, é um jogo sobre a epifania, que salta à sua mente quando você instantaneamente pula de algo confuso para o compreensível", explicou o produtor ao blog oficial do PlayStation.

Liberdade para desafiar

Situado em um mundo aberto, "The Witness" prevê uma exploração livre da ilha, e apesar disso significar um mundo aberto para se conhecer, algumas áreas só serão liberadas após a solução de alguns puzzles.

"Para um quebra-cabeça, isso é bacana, porque significa que nós podemos incluir desafios que realmente os surpreendam", diz Blow.

Com isso, o produtor está certo de que "The Witness" incentivará as pessoas a experimentarem cada vez novos puzzles da sua ilha.

"Ao contrário de um título linear, se o jogador está com dificuldades em um quebra-cabeça, ele normalmente fica 'preso' a ele até que encontre a resposta. É por isso que muitos jogos lineares coíbem desafios com soluções não tão óbvias. Já aqui nós podemos fazer quebra-cabeças tão sutis ou tão difíceis o quanto quisermos, porque se você está preso em uma área, poderá simplesmente ir para outro local".

ASSISTA AO TRAILER DE "THE WITNESS"

  •  

Mapa curto, desafios longos

"The Witness" promete, ao todo, 25 horas de jogo para os interessados em resolver todos os enigmas, sem qualquer tipo de enrolação como vídeos introdutórios ou longos tutoriais.

Em entrevista ao site IndieGames, em fevereiro de 2012, Blow afirmou que o jogo terá 440 quebra-cabeças, sendo que as duas primeiras áreas da ilha já rendiam 9 horas e meia de duração.

Apesar disso, ele atualmente admite que o tamanho da ilha é relativamente pequeno se comparado a tantos outros jogos de mundo aberto. "‘The Witness’ tem um mundo compacto. Você poderá percorrer toda a ilha em 1 minuto e dez segundos".

O motivo, segundo ele, é que o tamanho diminuto da ilha facilitará aos jogadores se moverem de um canto a outro. "Projetamos isso para que, onde quer que esteja, você possa ir para outro lugar - e há três ou quatro opções, por exemplo. E tudo não ultrapassa uma caminhada de 20 segundos", concluiu.

Em produção há mais de três anos e meio para PC e iOS, "The Witness" é também um dos primeiros jogos anunciados para o PlayStation 4. Sua data de lançamento ainda não foi divulgada.