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Contra 4
Nintendo DS
"A transição entre uma tela e outra é feita basicamente através um gancho."


12/07/2007
da Redação

"Contra" é um dos grandes clássicos para videogames, mas isso vale essencialmente para as três primeiras edições: dois para o NES e um para Super Nintendo. As versões lançadas na era pós-3D não são exatamente apreciada pelos fãs. Como que ouvissem o desejo desse público, a produtora Konami resolveu levar a franquia de volta às origens e escolheu o Nintendo DS como veículo.

A produtora WayForward recebeu a imcumbência de desenvolver esse verdadeiro sucessor da série, que comemora 20 anos. Como nos velhos tempos, é totalmente em 2D. Outra coisa que não mudou é a dificuldade, voltada para quem gosta de um bom desafio. Há uma opção mais fácil, mas não permite chegar ao final verdadeiro do game.

O visual lembra muito o estilo de "Contra III: Alien Wars", para Super Nintendo, mas o jogo presta homenagem aos dois antecessores. A fase da floresta, por exemplo, faz lembrar o primeiro "Contra". O intuito do novo episódio é resgatar os elementos do passado num primeiro momento, para depois entrar com as novidades. Isso também se reflete na trilha sonora, que traz trechos das composições clássicas.

A inovação da edição para Nintendo DS está na amplitude da tela. Os dois visores do portátil são utilizados como se fossem um só. A transição entre uma tela e outra é feita basicamente através de um gancho.

Os jogadores podem utilizar diversas armas, que aparecem sob forma de um emblema. Pode-se carregar até dois equipamentos, que são trocados ao toque de um botão. Também é possível combinar os itens. Além de uma modalidade para um jogador, também há uma opção para multiplayer cooperativo.