UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Previews
Heroes of Might & Magic IV
PC
"Finalmente chegou a hora da marca receber um merecido upgrade."


17/07/2002
da Redação

A série Heroes, apesar de não ter a mesma fama de um Civilization ou um Command & Conquer, vem ganhando uma legião cada vez maior de fãs a cada ano que passa. O último jogo da série, Heroes III, vendeu excepcionalmente bem e acabou ganhando inúmeras expansões que tem prolongado sua vida útil desde 1999... mas finalmente chegou a hora da marca receber um merecido upgrade.

Já lançado nos EUA e se preparando para chegar ao Brasil totalmente traduzido em português (ouça as dublagens), Heroes of Might & Magic IV é uma espécie de sucessor espiritual do antigo clássico King's Bounty. Você começa o jogo com um herói e uma cidade, gerenciando recursos e tropas ao mesmo tempo que explora um mapa, enquanto busca por artefatos mágicos e tenta derrotar tropas inimigas. Com ação baseada em turnos, além de oferecer um excelente multiplayer, o jogo esbanjava criatividade em suas campanhas temáticas.

Além de uma nova interface gráfica (com campos de batalha em perspectiva isométrica), a New World Computing se esforçou em balancear as unidades em uma tentativa de acabar com as possíveis apelações da versão anterior. Ao eliminar as antigas 'versões mais poderosas' das mesmas criaturas, a empresa decidiu investir em unidades mais variadas, cada qual com habilidades específicas diferentes - fazendo com que cada tipo de monstro tenha seu uso estratégico mesmo em lutas de titãs.

Um dos aspectos que vão surpreender antigos jogadores é a necessidade de escolher um upgrade específico para cada unidade. Desta maneira, é necessário capturar uma nova cidade para poder produzir uma unidade diferente da escolhida anteriormente. E as mudanças não são só no nível de força: você pode ser forçado a escolher uma magia ou energia em detrimento de velocidade, por exemplo.

Mas talvez a grande sacada do novo jogo é que os heróis agora estão muito mais envolvidos na fórmula. Todos eles começam iguais, dependendo de suas classes, e vão evoluindo com o decorrer da aventura. Além disso, eles passam a atuar nas batalhas, podendo inclusive receber dano e serem capturados pelo inimigo.

Heroes IV pode ser um choque à primeira vista, mas tanto velhos de guerra quanto novatos devem encontrar aspectos interessantes quando o título for lançado no Brasil.