UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Previews
Second Life
PC
"Como diz o título, é praticamente uma vida virtual."


10/12/2002
da Redação

"Ultima Online" é considerado o primeiro RPG online criado, mas antes dele já existia toda uma comunidade que brincava em jogos de interpretação em servidores de Telnet. Conhecidos como MUDs, MUCKs e MUSHs, esses espaços eram pouco mais do que salas de bate-papo onde todos interpretavam personagens pré-definidos sem ajuda de um software específico. Era possível criar qualquer tipo de mundo: alguns faziam aventuras em calabouços medievais, outros se aventuravam em sagas espaciais, e vários se apoiavam em obras existentes, como o filme da Disney "O Rei Leão". Agora, a Linden Lab quer oferecer uma ferramenta mais potente para essas pessoas.

O cliente (programa para usuário) de "Second Life" tem apenas oito megabytes. Cada sala e personagem é baixado da rede em tempo real. Por que a empresa não colocou todo o mundo virtual no cliente como fazem os RPGs online tradicionais? Porque todo o mundo de "Second Life" é criado pelos usuários! Todo o conteúdo - personagens, locais e situações são pré-programados pelo consumidor, e estes mundos podem ser abertos para qualquer pessoa que o servidor estiver programado para suportar - oferecendo toda a personalização dos jogos de Telnet. O único problema é que, devido ao alto tráfego de informações, o game só é compatível com conexões de banda larga.

Para ter uma idéia das opções de personalização do avatar, a seleção de visual tem nada menos do que 130 barras de rolagem diferentes - cada qual com DEZENAS de opções. 34 são dedicadas exclusivamente aos cabelos, permitindo mais penteados diferentes do que existem elétrons na Terra (é o que disse o desenvolvedor, pelo menos). Seu personagem pode ser uma garota baixinha e magra, um ogre cibernético ou um clone de um lutador de luta livre.

Uma vez dentro do jogo, você pode se apropriar de um terreno e começar a construir. Colocando polígonos e objetos você poderia construir uma casa. É possível então usar suas próprias texturas para pintar cada superfície. Depois é só adicionar algumas luzes (com direito a escolher onde ficam os interruptores) e começar a mobiliar. Sente falta de um sonzinho? Adicione um toca-fitas e baixe sua música preferida. Tudo pode ser personalizado. Um grupo de usuários poderia fazer um servidor que é um parque de diversões, por exemplo. Como os servidores são abertos, não será incomum ver um outro usuário passando e perguntando o que você está construindo. Como diz o título, é praticamente uma vida virtual.

Como nem todo mundo tem paciência de criar seus próprio objetos, é possível comprá-los. O jogo conta com uma economia própria, e os mais habilidosos podem criar suas próprias lojas e colocar seus produtos à venda. Com uma poderosa linguagem de programação, alguns objetos bastante curiosos já surgiram: chinelos de pato que grasna com cada passo dado pelo personagem. Outro exemplo é um par de óculos cuja cor das lentes pode ser constantemente mudada.

O jogo exige uma mensalidade paga. Mas dada a popularidade dos servidores de MUCK, MUD e MUSH, é possível que a onda pegue.