UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Previews
SOCOM: U.S. Navy SEALs Tactical Strike
PSP
"A interface estilo 'aponte-e-clique' não elimina o ritmo rápido e o realismo..."


15/07/2007
da Redação

"Tactical Strike" é a terceira versão de "SOCOM" para PSP e a primeira sob responsabilidade da canadense Slant Six, que também está por trás de "SOCOM: Confrontation", para PlayStation 3. O jogo dá novos ares à série, já que as alavancas analógicas não são mais empregadas para controlar diretamente o time de soldados; ao invés disso, usa-se um cursor de movimento para dar ordens às tropas pelos cenários. A idéia é dar ênfase às manobras táticas mais complexas, que não eram possíveis anteriormente.

A interface estilo "aponte-e-clique" não elimina o ritmo rápido e o realismo característicos de "SOCOM", mas dá à série uma cara de estratégia em tempo real. Para movimentar as tropas, por exemplo, antes é preciso selecioná-las e, então, escolher o ponto desejado no mapa - silhuetas dos soldados são exibidas durante o processo, o que facilita a tarefa. Os soldados podem desempenhar a ação correndo ou de modo furtivo.

Os modos de ataque vão desde neutralizar o inimigo até a supressão de fogo (ou seja, uma verdadeira chuva de balas que não dá ao oponente, mesmo protegido, qualquer instante de sossego). Ou então simplesmente configurar a ação de forma que qualquer inimigo que aparecer pelo caminho seja imediatamente combatido.

As unidades militares têm habilidades específicas: uma, por exemplo, pode carregar um rifle de precisão, mas para que possa usá-lo, precisa receber instrução específica do jogador. A cada missão cumprida, acumulam-se pontos de experiência para aperfeiçoar os soldados, ou até mesmo lhes dar novas habilidades, como a de hacker.

Se normalmente os títulos de "SOCOM" evidenciam as especialidades de combate norte-americanas, tanto "Tactical Strike" quanto "Confrontation" incluem forças especiais de nove nações, como França, Alemanha, Espanha, Itália, Grã-Bretanha, Coréia do Sul etc. Ao escolher sua nacionalidade, no início da campanha, o jogador determina qual será a sua aparência, nomes e armamentos das tropas, bem como alguns elementos da história.

O multiplayer, com cinco modalidades, funciona tanto via ad hoc quanto infrastructure, com suporte a bate-papo remoto por voz.