Previews | Doom 3 Xbox "Você controla um fuzileiro espacial que deve investigar um pedido de socorro nas luas de Marte."
03/03/2004 da Redação | O clássico "Doom" já teve sua chance no Super Nintendo, Sega 32X, Saturn Nintendo 64, PSOne e até mesmo no Game Boy e, como quase todas conversões de sucessos do PC para videogames, o jogo passou quase que desapercebido. "Doom 3" chega ao Xbox com a missão de levar a um console toda a adrenalina dos games de tiro dos computadores.
Quem assumiu o fardo de levar a ambiciosa continuação da id Software para o videogame da Microsoft foi a Vicarious Visions, que tem em seu currículo "Jedi Knight: Jedi Academy", "Jedi Knight II: Jedi Outcast", "Whiteout" e "Crash Nitro Kart".
Como o jogo para PC, "Doom 3" para Xbox reconta a história do clássico e não continua os enredos anteriores. Você controla um fuzileiro espacial que deve investigar um pedido de socorro nas luas de Marte. Os monstros e inimigos não podem ser chamados de inovadores, mas o clima de terror e a atmosfera sombria prometem dar calafrios até mesmo nos mais corajosos.
Tudo isso será possível, dizem os produtores, graças aos impressionantes efeitos de luz e sombra. O sistema de iluminação é inovador e funciona de maneira uniforme em todo o ambiente de jogo. Ou seja, tanto a arquitetura das fases, os objetos e os personagens produzem sombras adequadas à quantidade e direção da luz que recebem.
A tarefa de levar esse mundo sombrio do PC para o videogame não será moleza. A missão da equipe Vicarious Visions é fazer rodar um game feito para processadores de 1Ghz e 256 MB de RAM num videogame com processador de 733Mhz e 64MB de RAM, sem perder a qualidade e graça do game.
Para não sacrificar os efeitos visuais, que são a essência de "Doom 3", os produtores optaram em diminuir a resolução das texturas e fazer pequenos ajustes. A maior mudança, no entanto, está nas estruturas das fases.
"Doom 3" para Xbox não terá os mapas gigantescos do seu irmão no PC. Para driblar o limite de RAM do console, cada estágio está sendo analisado cuidadosamente e, em alguns casos, eles estão sendo divididos em áreas menores. Algo que não deverá atrapalhar o jogador solitário, mas fará diferença no modo multiplayer.
"Doom 3" para o videogame da Microsoft terá duelos online no Xbox Live, mas numa escala menos sanguinária que nos computadores: o "deathmatch" é para até quatro pessoas e há um modo cooperativo para dois jogadores.
"Doom 3" chega ao Xbox depois do jogo para PC. Resta saber se, como aconteceu com "Counter-Strike", a versão para computador não irá apagar o brilho do jogo de ação no videogame.
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