UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Previews
Doom 3
Xbox
"Você controla um fuzileiro espacial que deve investigar um pedido de socorro nas luas de Marte."


03/03/2004
da Redação

O clássico "Doom" já teve sua chance no Super Nintendo, Sega 32X, Saturn Nintendo 64, PSOne e até mesmo no Game Boy e, como quase todas conversões de sucessos do PC para videogames, o jogo passou quase que desapercebido. "Doom 3" chega ao Xbox com a missão de levar a um console toda a adrenalina dos games de tiro dos computadores.

Quem assumiu o fardo de levar a ambiciosa continuação da id Software para o videogame da Microsoft foi a Vicarious Visions, que tem em seu currículo "Jedi Knight: Jedi Academy", "Jedi Knight II: Jedi Outcast", "Whiteout" e "Crash Nitro Kart".

Como o jogo para PC, "Doom 3" para Xbox reconta a história do clássico e não continua os enredos anteriores. Você controla um fuzileiro espacial que deve investigar um pedido de socorro nas luas de Marte. Os monstros e inimigos não podem ser chamados de inovadores, mas o clima de terror e a atmosfera sombria prometem dar calafrios até mesmo nos mais corajosos.

Tudo isso será possível, dizem os produtores, graças aos impressionantes efeitos de luz e sombra. O sistema de iluminação é inovador e funciona de maneira uniforme em todo o ambiente de jogo. Ou seja, tanto a arquitetura das fases, os objetos e os personagens produzem sombras adequadas à quantidade e direção da luz que recebem.

A tarefa de levar esse mundo sombrio do PC para o videogame não será moleza. A missão da equipe Vicarious Visions é fazer rodar um game feito para processadores de 1Ghz e 256 MB de RAM num videogame com processador de 733Mhz e 64MB de RAM, sem perder a qualidade e graça do game.

Para não sacrificar os efeitos visuais, que são a essência de "Doom 3", os produtores optaram em diminuir a resolução das texturas e fazer pequenos ajustes. A maior mudança, no entanto, está nas estruturas das fases.

"Doom 3" para Xbox não terá os mapas gigantescos do seu irmão no PC. Para driblar o limite de RAM do console, cada estágio está sendo analisado cuidadosamente e, em alguns casos, eles estão sendo divididos em áreas menores. Algo que não deverá atrapalhar o jogador solitário, mas fará diferença no modo multiplayer.

"Doom 3" para o videogame da Microsoft terá duelos online no Xbox Live, mas numa escala menos sanguinária que nos computadores: o "deathmatch" é para até quatro pessoas e há um modo cooperativo para dois jogadores.

"Doom 3" chega ao Xbox depois do jogo para PC. Resta saber se, como aconteceu com "Counter-Strike", a versão para computador não irá apagar o brilho do jogo de ação no videogame.