UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

Coded Arms

18/07/2005

da Redação
"Coded Arms" tem uma certa responsabilidade. Afinal, além de ser um título original da produtora da série "Metal Gear", trata-se do primeiro jogo de ação em primeira pessoa para o PSP e, por conseqüência, tem a missão de mostrar que o portátil da Sony é capaz de explorar um gênero popular principalmente no PC.

Diante disso, há uma boa e uma má notícia: a boa é que "Coded Arms" comprova uma certa vocação do PSP para jogos de tiro; a má é que, infelizmente, os méritos do game praticamente terminam aqui.

Já vi isso em algum lugar...

Segundo o enredo, que está longe de ser o forte de "Coded Arms", os avanços tecnológicos do século XXI proporcionaram uma série de benefícios à população da Terra, mas também à indústria bélica. A situação se complica quando um avançado simulador de treinamento de combate, de responsabilidade do governo, entra em colapso, criando um campo de batalha virtual repleto de inimigos mortais.

Em meio a muitos clichês cibernéticos, "Coded Arms" mistura "Matrix" e "Tron" para criar uma premissa limitada, colocando o jogador em meio a uma infinidade de salas e corredores, com objetivo principal de destruir sem parar as mais variadas formas alienígenas e robóticas.

O jogo traz cerca de 30 armas diferentes que aos poucos vão sendo liberadas - ou "decodificadas", uma vez que as armas e itens de "Coded Arms" são tratadas como plugins, pois seu personagem está dentro de um simulador.

As impressões passadas pelo empolgante vídeo de apresentação vão por água abaixo quando vem à tona a repetição de "Coded Arms": é praticamente impossível jogar por mais de uma hora sem se cansar, já que os ambientes e as situações oferecidas não diferenciam muito entre si. Ao todo, são seis mundos com seis fases cada, mas basta completar o primeiro para ter a impressão que já se viu tudo que "Coded Arms" podia oferecer.

Nem só de gráficos vive um jogo

Certamente, o ponto forte do game é o visual, uma bela demonstração do potencial gráfico do portátil da Sony, com especial destaque para os efeitos especiais. A jogabilidade frenética não dá muitos momentos de descanso ao jogador e explosões e tiros são freqüentes. Certamente em função disso a Konami resolveu caprichar nos gráficos e efeitos de luz.

Pena que os inimigos sejam tão sem-graça e dotados de uma quase insignificante inteligência artificial. Levando em conta a incompetência dos ets e robôs, aliada à pródiga quantidade de medkits, só existe desafio de verdade em "Coded Arms" quando há muitos inimigos na tela.

Talvez o maior desafio seja acostumar-se aos controles, pois a configuração padrão alia o direcional analógico e os quatro botões localizados à direita para movimentar o personagem e a mira, respectivamente. É um pouco penoso no início, ainda mais para os habituados ao computador, mas com um pouco de persistência (e paciência) tudo se resolve. E se por acaso não resolver, há outras duas opções de configuração.

Os mapas são gerados de maneira randômica, o que supostamente deveria contribuir para o fator replay de "Coded Arms". No entanto, não dá a mínima vontade de voltar a jogar um mapa que possui apenas algumas nuances diferentes, mas de resto é praticamente igual aos demais.

Nesse ponto, o multiplayer pode ser uma alternativa, já que até quatro jogadores podem se arriscar em diferentes modalidades, desde o habitual "deathmatch" até o "last man standing", na qual o vencedor é o último sobrevivente no campo de batalha.

Coded "D"

A Konami poderia ter caprichado bem mais em "Coded Arms" ou adicionado ao menos uma história decente, o que não aconteceu. O resultado é um jogo que - embora não possa ser considerado ruim e encha os olhos com seu visual - entedia mais do que diverte.

CONSIDERAÇÕES

"Coded Arms" deve servir de amostra para as demais produtoras, para que os demais jogos de tiro que apareçam no PSP não se limitem apenas a explorar o potencial gráfico do controle, deixando de lado a criatividade e subestimando a inteligência do jogador.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Coded Arms (PSP)

    133 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 06/07/2005
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-4 jogadores
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host