UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

LocoRoco 2

17/02/2009

CLAUDIO PRANDONI
Colaboração para o UOL
Bolinhas cantam alegres no comercial japonês
Em 2005 a impressão geral no segmento dos videogames portáteis era que Nintendo DS e PSP travariam ferrenha batalha pela hegemonia. Quatro anos depois, a partida está decidida para o console de duas telas da Nintendo com cerca de cem milhões de unidades pelo mundo - o dobro de PSPs vendidos.

De qualquer maneira, ambos continuam coexistindo e, ainda que em pequena escala, o PSP nos brinda com pérolas marcantes. Um dos jogos deste tipo mais simbólicos no pequeno PlayStation é "LocoRoco", um jogo tão animado e inventivo que, ironicamente, muitas vezes é comparado a produções da Nintendo.

No game o jogador controla apenas a tela. Usando os botões superiores L e R você inclina o cenário para os lados e faz os LocoRocos rolarem. Eles são diminutas bolotas coloridas e simpáticas que não param um segundo de cantar. O objetivo é simples: levá-las em segurança até o final das fases. Um detalhe é que os LocoRocos têm a peculiaridade de poderem se juntar e formar uma grande criatura rotunda ou se separarem, voltando a ser um monte de criaturas pequeninas - e isso tudo influencia diretamente na aventura.

Depois do sucesso de crítica e vendas do primeiro "LocoRoco" em 2006, a sequência chega melhorando todos os aspectos possíveis.

Rolar e cantar, é só começar

Veja o primeiro trailer norte-americano
Vale ressaltar: "LocoRoco 2" joga seguro e adota a fórmula de trazer mais do mesmo, só que em versão turbinada. O intuito do jogo é o mesmo, os comandos também e as novidades poucas, mas marcantes e divertidas.

Logo de cara percebe-se a existência de um enredo razoavelmente mais elaborado. Os malvados Moja arquitetam junto ao líder deles um plano para acabar com a alegria dos LocoRocos. Por meio de uma sombria canção eles roubam a felicidade de diversos lugares do planeta e cabe à trupe de bolinhas coloridas, auxiliadas pelos amigos Mui Mui e outras tantas criaturas, a tarefa de salvar o mundo.

Para isso é necessário atravessar as diversas fases cantando para, óbvio, os males espantar. Destacando essa característica, "LocoRoco 2" traz como novidade minigames musicais de ritmo espalhados pelos níveis. Simples e nada inovadores, são extremamente divertidos pois propiciam uma certa variação de estilo de jogo e, claro, ainda nos permitem ouvir um pouco mais da tresloucada e alegre cantoria dos LocoRocos.

No embalo da trama mais desenvolvida, os personagens principais agora possuem nomes e personalidades definidas, tornando-os mais do que rostinhos e coloridos na telinha 16:9 do PSP. Em termos de aplicação prática isso em nada influencia, mas não deixa de tornar o game mais cativante e ainda mostrar a dedicação dos produtores.

Poucas boas novidades

Quatro minutos de jogatina relaxante
O que realmente faz a diferença são outras habilidades novas aprendidas pelos heróis. Os LocoRocos agora nadam, mordem para se segurar em cipós e muito mais. O bacana é que todas essas perícias se encaixam de maneira natural, em momento algum destoando da temática ou quebrando o ritmo agradável de partida. Soam verdadeiramente como extensões naturais, uma evolução.

No mesmo ritmo segue o design dos níveis, criativos e divertidos. Livres para extrapolar em cima do conceito original, os desenvolvedores conceberam fases engenhosas, que levam seus LocoRocos voando, rolando e quicando de maneiras engraçadas. Alguns níveis até se assemelham a máquinas de pinball, por exemplo, remetendo diretamente a "Sonic the Hedgehog 2", um perfeito exemplo de ótima sequência, e a marcante Casino Night Zone.

Sobe a criatividade, mantém-se a alta dificuldade, que tanto caracterizou e surpreendeu no primeiro título.

Além de todas essas numerosas adições que expandem a experiência típica de "LocoRoco" sem radicalizar demais a fórmula, "LocoRoco 2" introduz o que fazer fora dos níveis também. Na verdade, só uma opção: a casa dos Mui Mui, à qual pode ser decorada com os montes de bugigangas que encontrar e ganhar durante a travessia das fases. Não é algo exatamente muito recompensador, mas certamente tem certo charme e ocupará minutos o bastante entre as fases para dar vontade de rolar e cantarolar de novo com os LocoRocos pelas fases.

CONSIDERAÇÕES

"LocoRoco 2" é um jogo de poucas novidades e, na verdade, nem precisava de muitas. A mera repetição da fórmula original já seria mais do que suficiente para dar vida a um título absolutamente divertido e obrigatório para PSP. Ainda assim, o pessoal da Sony fez bonito e trouxe adições sutis que só tornam a experiência de "LocoRoco 2" ainda mais colorida e agradável.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    LocoRoco 2 (PSP)

    20 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Sony Computer Entertainment
    Lançamento: 10/02/2009
    Distribuidora: Sony Computer Entertainment
    Suporte: Cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host