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Micro Machines V4

05/07/2006

da Redação
"Micro Machines" é uma linha de brinquedos da Galoob que reproduz em miniaturas de vários tipos de veículos. Essa brincadeira de criança - e de gente não tão miúda assim - virou um jogo clássico no NES. Isso foi há 15 anos. De lá para cá, vários consoles receberam esse game de corrida diferente e agora é a vez das máquinas da atual geração.

A maior característica da série é que, sendo carrinhos miniaturas, ambientes domésticos viram pistas de corridas. A cozinha de uma casa, uma mesa de bilhar e até mesmo uma granja servem para os minicarros travarem suas batalhas. A simplicidade, em todos os sentidos, dita a série.

Pequenos notáveis

"Micro Machines V4" pode ser considerado um jogo de corrida, mas herda os controles fáceis inventados na época do NES. É um grande contraste numa época em que o gênero é dominado por simuladores cada vez mais reais e sofisticados. Basicamente, o título não mudou muito em relação ao orginal para 8 bits, exceto pelo fato de os cenários serem em 3D. A impressão é de se estar observando uma corrida de brinquedos motorizados.

O menu inicial denuncia simplicidade, mas, surpreendentemente, o conteúdo é bastante volumoso. A modalidade principal é o Micro Tournament, dividido em quatro divisões - Learner, Rookie, Hero e Legend -, com três níveis de dificuldade cada uma. Cada divisão, por sua vez, é composta por diversos campeonatos e todos eles contêm uma série de três ou mais provas.

Mas "Micro Machines" não é uma corrida como outra qualquer. Os elementos de combate também têm importância estratégica para vencer qualquer partida que seja. Os campeonatos tipo "race" são os que mais se assemelham a uma corrida tradicional: vence quem chegar em primeiro depois de algumas voltas.

Mas é preciso notar que a energia dos veículos está diretamente ligada à sua velocidade máxima. Ou seja, faz parte da estratégia usar as diversas armas espalhadas pelo caminho para danificar os adversários - ou até mesmo destruí-los por completo - e, assim, auferir vantagem em termos de velocidade. Mas as pistas também contêm diversos itens que recuperar a energia, além de um objeto que uniformiza a energia de todos os participantes.

Outro tipo de prova são as "checkpoint races", em que o adversário é o relógio. Aqui, a pista é dividida em pontos de passagens e o jogador precisa passar por eles dentro de um tempo limite estabelecido. Esta modalidade em particular não permite muitos erros, principalmente nas dificuldades mais altas.

Por fim, há as partidas do tipo "battle", na qual vence quem sobreviver até o final ou quando a vantagem do primeiro para o último chegar a certa distância. Nesse modo, há uma contagem de pontos e termina quando alguém conseguir chegar a dez. A contagem depende do número de adversários: com quatro participantes, o primeiro eliminado perde dois pontos, o segundo tem descontado uma contagem, o terceiro ganha uma bolinha e o vencedor leva dois pontos.

Nesta modalidade, principalmente, as armas têm um papel importante, pois é quase certa a vitória de quem atingir o outro primeiro durante o "round". Existem vários tipos de armas, como metralhadoras, mísseis, bombas, minas, choques elétricos e até mesmo um martelo que fica acoplado ao teto dos carros. Cada veículo somente pode carregar um item, sendo necessário gastar o que estiver segurando para pegar um novo objeto.

Existem também as ligas, em que o jogador precisa enfrentar várias etapas seguidas. O sistema é por pontos: o vencedor leva 4, o segundo, 3 e assim por diante. O campeão, é claro, aquele eu acumular mais pontos ao final de todas as etapas.

O game ainda possui uma modalidade multiplayer para até quatro jogadores, além de um editor de pistas. Talvez "editor" seja uma palavra exagerada para descrever a modalidade que traz apenas três ambientes e tudo que o jogador pode fazer é escolher o trajeto entre pontos pré-marcados e colocar itens em locais igualmente pré-determinados.

Carrinhos sem complicação

Os controles são extremamente simples. É um botão para acelerar, um segundo para frear (os dois juntos permite fazer um cavalo-de-pau) e um terceiro para usar os itens. É como se estivesse comandando um carrinho de brinquedo: atinge rapidamente a velocidade máxima e a frenagem é quase instantânea. A dificuldade maior é fazer se acostumar com as derrapagens nas curvas.

Apesar da simplicidade do game, a dificuldade não é para principiante. Na opção média em diante, há pouco espaço para erros. Mas liberando novos carros, mais eficientes, a sua vida pode ficar um pouco mais fácil. São, ao todo, 760 carros para destravar, em 76 provas diferentes. Para se dar bem é preciso decorar o trajeto das pistas para que sejam feitas com eficiência e também torcer para não ter o azar de se envolver no bate-rebate, e ser arremessado contra obstáculos perigosos e até mesmo fatais.

Outro motivo pela qual você precisará decorar a pista é que, no modo de batalha, a visão depende de sua posição, já que a câmera coloca todos os competidores na mesma tela. Dependendo de onde estiver você não terá muita visão à sua frente, o que praticamente obriga você a prever a próxima curva.

A quantidade de pistas é extensa e os temas são bem variados. Como dito, há desde a clássica fase em cima de uma mesa de bilhar até uma pista dentro de um galinheiro, passando pelo quintal de uma casa ou por um cenário com trens de brinquedo. Algumas fases têm uma construção realmente criativa, assim como há pistas sem nenhum atrativo. Mas a maioria fica mesmo no meio termo.

Os ambientes escondem diversos perigos, como vãos, que representam eliminação automática no modo de batalha ou uma perda de tempo grande nas corridas. Outros perigos incluem bolas de bilhar no meio do caminho ou um barbeador elétrico, enfim, diversos objetos comuns do dia-a-dia são uma ameaça para os minúsculos carros.

Graças à tecnologia de simulação de física Havok, há um monte de obstáculos interativos, como pedras, canecas e ovos, tudo reagindo de forma realista. Além disso, a reação de atrito entre o carro e o solo, e o choque entre os veículos também acontecem dentro da lógica.

O visual é apenas correto, com bom nível de detalhes, mas as texturas são genéricas. Novamente, alguns ambientes chamam a atenção, mas a maioria é apenas normal. Ao menos, não há nenhum problema com a fluência de tela. Um dos pontos negativos vem exatamente dos veículos, todos muito parecidos entre si e com aparência genérica. O som é minimalista, com músicas simples e efeitos sonoros econômicos, apesar de usar a tecnologia Dolby Pro-Logic 2.

Diversão econômica

CONSIDERAÇÕES

Para PC e PlayStation 2, além de versões de bolso para PSP e DS, "Micro Machines V4" traz a velha fórmula de diversão que se consagrou no NES, com uma devida atualização nos gráficos. É um tipo de jogo de corrida simples, fácil de aprender, mas o limite também chega em pouco tempo. O conteúdo é surpreendentemente volumoso, com várias modalidades e 760 carros para liberar, que aumenta um pouco mais a vida útil do título. Mas, mesmo assim, talvez não compense o preço, ainda que seja um produto "budget", com valores menores.

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    Micro Machines V4 (PSP)

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    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Supersonic Soft.
    Lançamento: 27/06/2006
    Distribuidora: Codemasters
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória
    Outras plataformas: DS PC PS2
    RegularAvaliação:
    Regular

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