A saga "Prince of Persia" passou por diversas fases no decorrer de sua história, que se confunde com a própria evolução dos videogames. Conhecida por seu sistema impiedoso, o game original colocava o jogador em uma corrida contra o relógio para chegar até uma princesa aprisionada, passando por plataformas e armadilhas mortais.
A série fez uma transição bem sucedida para os cenários tridimensionais com a trilogia "Sands of Time", talvez a maior responsável pelo sucesso do Príncipe até hoje. A estréia do jogo nos consoles de alta definição não foi tão bem recebida, principalmente pela dificuldade reduzida que privilegiou o público casual.
Aproveitando a chegada do filme "Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo", a Ubisoft fez "Forgotten Sands", que levou a série de volta ao universo de "Sands of Time", em aventura situada em algum momento do período de sete anos que separa "Sands of Time" e a continuação "Warrior Within".
Com versões para os principais consoles atuais, "Forgotten Sands" chegou também ao portátil PSP, com a proposta de ser um game projetado para a plataforma e não uma mera conversão reduzida do jogo de PlayStation 3, por exemplo. De fato, o novo "Prince" do PSP se diferencia das outras versões em muitos aspectos, a começar pelo estilo de jogo. No portátil, "Forgotten Sands" é um game de progressão lateral, nos moldes dos episódios clássicos da série, mas com a aparência e elementos dos episódios mais recentes.
Seu enredo é simples e dura menos de 10 horas. No PSP, o Príncipe precisa usar seu talento acrobático e ocasionalmente o controle do tempo para vencer forças sobrenaturais e salvar sua família e seu reino.
Clássico e modernoRenderizado com um belo visual tridimensional, o game se desenvolve em progressão lateral e a cada tela o jogador é apresentado a um novo desafio. A linearidade da aventura é interrompida ocasionalmente para que o jogador explore o cenário em busca de tesouros escondidos. A habilidade de controlar o tempo, uma característica importante da saga, é bem limitada nessa versão de "Forgotten Sands" e envolve acelerar ou congelar apenas alguns objetos específicos, como os redemoinhos de areia que o Príncipe utiliza para alcançar pontos elevados.
O combate ocupa um papel secundário, tanto na quantidade quanto na simplicidade dos controles. Mesmo os poucos chefes de fase são fáceis de derrotar e pouco inspirados. Assim como nos primeiros "Prince of Persia", o foco do jogo está nas plataformas e acrobacias. O Príncipe se move com fluidez e os comandos são simples. Ao morrer, o jogador pode tentar o trecho fatídico novamente várias vezes seguidas antes de ser enviado para um dos checkpoints bem distribuídos ao longo das fases.
Ao término de cada fase, o jogador é classificado conforme sua performance, quantas vezes morreu, quantas gemas colecionáveis recolheu e o tempo que demorou para chegar ao fim. É uma forma de estimular o jogador a tentar novamente, principalmente nas últimas fases. Decorar o trajeto é essencial para melhorar a pontuação em uma segunda ou terceira tentativa. Não é tanto uma questão de dificuldade e sim de aprender o que vem pela frente.
CONSIDERAÇÕES
"Prince of Persia: The Forgotten Sands" é um ótimo exemplo de jogo projetado para o PSP, com uma experiência singular e apropriada ao portátil. O jogo é uma homenagem agradável aos episódios clássicos da série de plataforma criada por Jordan Mechner, mas poderia ser mais desafiador.