UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PSP

27/01/2011 - 05h00

Sucessor do PSP, Next Generation Portable tem o poder de processamento do PS3

da Redação

Divulgação

NGP tem tela de cinco polegadas, touch screen e dois direcionais analógicos

NGP tem tela de cinco polegadas, touch screen e dois direcionais analógicos

Nesta quinta-feira (27), durante o evento PlayStation Meeting 2011, realizado no Japão, a Sony Computer Entertainment anunciou o Next Generation Portable (NGP), codinome do próximo portátil da empresa, que chega para suceder o PSP, como especulado há muito tempo.

Segundo Kaz Hirai, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment, o NGP está programado para o final de 2011. O aparelho tem formato similar ao PSP 3000, porém pretende acabar com as reclamações dos jogadores substituindo o direcional do PSP por duas alavancas analógicas chamadas de "Micro Analog Stick".

O NGP tem uma touch screen multitoque de 5 polegadas na parte de trás e duas câmeras, sendo uma frontal e outra traseira. Além dessas novidades, o "PSP 2" possui giroscópio interno e GPS integrado. Todos esses recursos podem ser usados para jogos ou aplicativos que serão disponibilizados na PlayStation Store.

Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, disse que o aparelho tem o poder de processamento equivalente ao do PlayStation 3 e deve receber diversos jogos de franquias famosas, como "Hot Shots Golf", "Killzone", "LittleBigPlanet", "Resistance" e "Uncharted".

O aparelho terá conexão com a rede 3G para conectividade online similar à do iPad. A tela sensível ao toque é do tipo OLED, de 960x544 pixels de resolução e consome menos energia, possuindo um nível de contraste maior que o de LCDs comuns, sem falar no grau de visão mais amplo.

Divulgação
NGP tem tela de toque e dois direcionais analógicos; veja imagens do portátil


Além de ter memória interna, o NGP terá cartuchos chamados "New Game Media", nome também provisório, segundo a empresa. Além disso o portátil é compatível com todos os jogos para PSP da loja virtual da Sony.

De acordo com a Sony, o portátil vai ter diversas funcionalidades online e por isso será dotado de conexões Wi-Fi e 3G para baixar jogos diretamente da PlayStation Network, por exemplo. Dentre as funcionalidades de rede está a possibilidades de arrecadar troféus da mesma forma que acontece em jogos para PlayStation 3.

CARACTERÍSTICAS DO NEXT GENERATION PORTABLE
Processador centralARM Cortex-A9 Core com quatro núcleos
Processador gráficoSGX543MP4+
Dimensões182 mm de largura por 83,5 mm de altura e 18,6 mm de profundidade (exclui eventuais protuberâncias)
Tecnologia da telaOLED
Tamanho de tela5 polegadas (medido na diagonal), com proporção de 16 por 9 (widescreen)
Resolução de tela960 por 544 pontos (similar ao do iPhone 4)
Exibição de coresMais de 16 milhões de cores
Touch screenCapacitiva (reage apenas a materiais que conduzem eletricidade, como os dedos) e multitoque (reage em mais de um ponto da tela ao mesmo tempo)
TouchpadLocalizado na parte de trás do portátil, também é capacitivo e multitoque
CâmerasUma frontal e outra traseira
SomDuas caixas acústicas e um microfone interno
SensoresDe movimento, que mede seis eixos (três do giroscópio e três de acelerômetro), além de uma bússola eletrônica (mais três eixos)
Sistemas de localizaçãoPor GPS e Wi-Fi
Botões e alavancasPower, PS, direcional digital, dois direcionais analógicos, quatro botões frontais e dois de "ombro", Start, Select e dois de volume (+ e -)
Comunicação sem fioRede 3G (aquele usado em celulares), Wi-Fi padrões IEEE 802.11b/g/n e Bluetooth 2.1+EDR

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host