UOL Jogos - Todas as reportagensUOL Jogos - Todas as reportagens
UOL BUSCA

Reportagens

17/11/2006 - 13h53

PlayStation 3, pela liderança e pelo Blu-ray

por Théo Azevedo

Divulgação

Videogame da Sony aposta na capacidade de armazenamento do Blu-ray

Videogame da Sony aposta na capacidade de armazenamento do Blu-ray

Lá se vão seis anos desde a chegada do PS2 que, com mais de cem milhões de unidades vendidas, consolidou a Sony como uma potência dos videogames. Lançado semana passada no Japão, o seu sucessor, PlayStation 3, chega aos Estados Unidos nesta sexta-feira (17), com objetivos nada modestos.

Desde maio de 2005, quando o PlayStation 3 foi oficialmente apresentado ao público, durante a feira de games E3, a Sony deixou claro que, mais que manter e expandir a sua liderança no mercado de consoles domésticos, o aparelho tinha planos muito maiores - como, por exemplo, popularizar o Blu-ray, mídia proprietária da Sony e concorrente do HD DVD.

Assim como a Microsoft fez com o Xbox 360, inicialmente, a Sony coloca à disposição do consumidor dois pacotes do PlayStation 3: o principal, por US$ 599, vem com disco rígido de 60GB, entrada para memória Flash e conexão Wi-Fi; o modelo mais simples, por sua vez, vem com disco rígido de 20GB, custando US$ 499 - a única entrada disponível no pacote é a Ethernet, para conexão local.

Se na geração anterior o PS2 ficava atrás do Xbox em termos técnicos, para o PlayStation 3 o processador Cell de 3.2GHz é a maior aposta na busca pelo desempenho e gráficos de ponta. Além disso, como um disco de Blu-ray é capaz de armazenar até 54GB, espaço é o que não vai faltar para grandes e épicos títulos.

O PlayStation 3 chega com um acervo inigualável, graças à retrocompatibilidade com jogos do PSone e PlayStation 2. Os games são "region-free", ou seja, rodam no console independentemente da região onde foram fabricados. Contudo, filmes em Blu-ray mantêm a trava.

A Sony, sem muita cerimônia, inspirou-se em empreitadas de sucesso dos concorrentes para dar toques diferenciais ao seu console, a começar pelo controle, intitulado Sixaxis, que é sensível aos movimentos do jogador, nos mesmos molders (mas aquém) do Wii Remote, da Nintendo; em seguida, a PlayStation Network, uma rede online com diversos recursos inaugurados Xbox Live, da Microsoft - porém, no PS3 o acesso à rede é gratuito.
Mais sobre o PlayStation 3
Entenda as especificações
Conheça a PlayStation Network
Primeira geração de games
Cinco motivos para jogar
Primeiras impressões
"Heavenly Sword" está a caminho do céu
"The Eye of Judgement" ainda é promessa
"Lair" abusa do controle 'sensível'
"Unknown Realms" tem ação e fantasia
Visual impressiona em "Devil May Cry 4"
"Warhawk" simplifica guerra multiplayer
Continuação de "Genji" tem ação arrojada
Física de 'danos' é o forte de "Motorstorm"
"Virtua Fighter 5" traz o melhor da luta

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host