UOL Jogos - Todas as reportagensUOL Jogos - Todas as reportagens
UOL BUSCA

Reportagens

03/10/2008 - 15h05

Entrevista: produtor fala sobre expandir "Taikodom"

THÉO AZEVEDO
Da Redação

Divulgação

Tarquinio Teles é presidente e um dos fundadores da Hoplon

Tarquinio Teles é presidente e um dos fundadores da Hoplon

Como todo bom MMO, "Taikodom" é um organismo vivo. Por isso, mesmo ao fazer o "lançamento" do jogo (que, final das contas, é quase como um ato simbólico), a evolução do produto é constante. Por isso Tarquinio Teles, presidente Hoplon Infotainment, já fala em expandir o game, com os modos tático e estratégico.

Em entrevista ao UOL, Teles também alardeia "Taikodom" como "o primeiro game massivo no Brasil declaradamente voltado para o público jovem adulto e adulto", além de adiantar novidades sobre o sistema de avatares que será ampliado no futuro.

Confira a entrevista na íntegra:

UOL: Explique o conceito de Massive Social Game (MSG).

Tarquínio Teles:
Massive Social Game (MSG) é um conceito original da Hoplon de integrar, dentro de um mesmo universo online, um mundo virtual onde personagens dos participantes vivem e se divertem com diversos estilos, podendo competir e cooperar entre si. Tudo isso com toda a liberdade para escolher, a cada instante, como quer participar da vida deste universo, simplesmente fazendo aquilo que achar interessante e divertido. Ou seja, é uma nova proposta de mídia interativa, totalmente digital e online.

E o primeiro MSG do mundo está nascendo aqui no Brasil, baseado no universo ficcional "Taikodom", da própria Hoplon, junto com o lançamento de um livro introdutório chamado "Taikodom: Despertar", do J. M. Beraldo. Este MSG futurista vai começar como um game de ação econômica e de combate, também chamado "Taikodom", onde os personagens serão pilotos espaciais e membros de corporações, que , no comando de caças, bombardeiros, cargueiros e exploradores, disputam as riquezas e desvendam os mistérios da região em torno do sistema solar, conhecida como Espaço Humano.

Ao game de ação vão se seguir os games tático, onde os jogadores comandarão grandes naves, fábricas e estações espaciais, e estratégico, focado no gerenciamento de armadas e corporações. Isso sem falar no mundo virtual dentro das estações, tudo a ser desenvolvido e entregue aos participantes ao longos dos próximos 12 meses. Isso quer dizer que, até o final do ano que vem, os participantes do "Taikodom" poderão comemorar o sucesso em uma batalha com centenas de pessoas e comemorar tomando uma cerveja virtual com os amigos na estação espacial da sua corporação.

UOL: "Taikodom" parece um MMO para o jogador maduro, digamos assim. Qual é o público-alvo do jogo?

Tarquínio:
"Taikodom" é o primeiro game massivo no Brasil declaradamente voltado para o público jovem adulto e adulto, especialmente os jovens profissionais, capazes de lidar com uma realidade econômica sofisticada e interessado em criar uma sociedade dinâmica e vibrante. E a cada game e pedaço do mundo virtual que a Hoplon for acrescentando, será possível atrair e divertir públicos diferentes, criando um universo cada vez mais rico e animado.

UOL: Considerando que o beta já rola faz tempo, o que significa na prática o lançamento do "Taikodom"?

Tarquínio:
Com lançamento brasileiro, marcado para o dia 15 de outubro, o "Taikodom" passa a operar em um inovador modelo pay-to-play, que mistura venda de item com mensalidade opcional, permitindo aos participantes tanto jogar sem pagar, quanto comprar itens de jogo e/ou pagar por benefícios, permitindo aos mais ocupados aproveitar ao máximo o tempo que podem dedicar ao "Taikodom". Mais que isso, ele marca uma nova fase do "Taikodom", de expansão cada vez mais rápida e segura, fruto do sucesso das tecnologias da Hoplon para mundos virtuais e games massivos.

UOL: O Brasil não será suficiente para dar o retorno desejado considerando os investimentos no desenvolvimento. Quais são os planos da Hoplon para o mercado nacional e internacional?

Tarquínio:
Nossos planos sempre foram de exportar o "Taikodom", fazer dele um produto mundial, o que explica todo o investimento de tempo e dinheiro que fizemos nele. Desde o início, queríamos mostrar, com o "Taikodom", o que os brasileiros são capazes de fazer se tiverem o tempo e os recursos necessários para produzir games de alta qualidade, e acreditamos ter conseguido, especialemente quando vemos nos olhos das pessoas o orgulho de saber que o "Taikodom" é "made in Brazil"!

É uma responsabilidade muito grande, que encaramos com seriedade, porque sabemos que se o "Taikodom" der certo, vai abrir muito espaço para o Brasil no mercado mundial, e, claro, recompensar todo o nosso investimento. Ao longo dos próximos 12 meses, estaremos focados em continuar a tornar o "Taikodom" um título AAA, completando nossa proposta de MSG, e partir para o mercado internacional com ele, vendendo no mundo todo e mostrando o potencial da indústria brasileira de games.

Agora, como o "Taikodom" será o primeiro game massivo do mundo a rodar em servidor Mainframe, da IBM, ele deve atrair interesse de gente do mundo inteiro, e contamos com a hospitalidade dos brasileiros, para recebê-los bem e mostrar, com orgulho, que os brasileiros entendem de diversão como ninguém (risos).

UOL: E o sistema de avatares, como vai funcionar?
Tarquínio:
Já no lançamento os participantes vão criar seus avatares, dando uma face às suas conversas via chat, e acompanhar sua evolução à medida que progridem no game. Com a chegada do mundo virtual, em breve, todo o potencial dos avatares será liberado, e participar de um rico e dinâmico mundo interativo.
Mais
"Taikodom" chega em 15 de outubro; veja preços e planos

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host