UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Reportagens

03/10/2005 - 18h30
Entrevista: gerente do Xbox 360 nos EUA, Bruno Silva fala do dia a dia da Microsoft

Por Théo Azevedo


Bruno Silva, na sede da Microsoft
A Microsoft sequer pensava em investir na indústria de consoles e ele já estava lá, trabalhando na divisão de jogos da gigante que hoje concorre com Nintendo e Sony pela supremacia dos videogames, e que prepare-se para o lançamento do Xbox 360 em novembro.

A pessoa em questão é o brasileiro Bruno Silva, 36 anos, que nasceu no Rio de Janeiro, onde se formou em engenharia da computação, e hoje é gerente de desenvolvimento da plataforma Xbox 360, em Redmond, nos Estados Unidos.

Com dez anos de Microsoft nas costas, Silva ocupa atualmente um dos cargos de maior importância na divisão que cuida do console de próxima geração da empresa, lidando diretamente com figurões do naipe de J. Allard, Peter Moore e até mesmo Bill Gates.

Em entrevista exclusiva ao UOL, dividida em três partes, Silva, que em novembro vem ao Brasil participar de um evento para produtores de jogos, revela detalhes dos bastidores do Xbox e fala como é trabalhar em uma das maiores corporações do planeta.

Parte 1: O dia a dia na Microsoft e o Xbox 360
Silva conta em detalhes como obteve o emprego na Microsoft e explica as funções que envolvem o seu cargo de gerente de desenvolvimento da plataforma Xbox 360. Além disso, fala um pouco sobre as versões beta dos games que está jogando no console de próxima geração, como "Kameo", "Perfect Dark Zero" e "Project Gotham Racing 3" - embora não dispense a jogatina no PC e no bom e "velho" Xbox original. Leia mais.

Parte 2: Bastidores
É verdade que, antes do Xbox, Bill Gates concedeu entrevista a uma antiga revista de games, na qual disse que a Microsoft não tinha planos de investir em consoles domésticos? Quando surgiu na Microsoft a idéia de criar o Xbox 360? Como é o ambiente da empresa? Silva responde estas questões e revela detalhes sobre o desenvolvimento do "Age of Empires" original e explica como é seu relacionamento com J. Allard, Robbie Bach e Peter Moore. Leia mais.

Parte 3: O mercado
Os erros e acertos com o Xbox, o potencial do Xbox 360 para assumir a liderança no mercado do entretenimento eletrônico e os concorrentes PlayStation 3 e Revolution, de Sony e Nintendo, respectivamente, são o assunto principal desta terceira parte. Silva também opina sobre a ausência do Xbox no Brasil. Aproveite e conheça algumas das diferenças entre programar para o Xbox 360 e para o PlayStation 3. Leia mais.