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Reportagens

17/11/2005
Xbox 360: Entenda as especificações técnicas

da Redação

Com uma diferença de quatro anos entre a geração atual, é natural que o Xbox 360 tenha mais poder de processamento, memória e recursos que o primeiro videogame da Microsoft. Mas de olho na integração entre redes, micros pessoais, muitas mudanças na arquitetura foram planejadas de olho nesses recursos multimídia.

Veja a ficha oficial do Xbox 360 e na explicação que segue abaixo saiba o que muda na nova geração de jogos:

Processador central IBM Power PC

. Três núcleos simétricos de 3,2GHz cada um
. Duas execuções simultâneas por núcleo
. Cache L2 de 1MB

Processador gráfico customizado da ATI

. Clock de 500MHz
. 10MB de DRAM embutida
. Pipelines de shader com 48 vias paralelas em ponto flutuante
. Arquitetura unificada de shaders

Performance

. 9 bilhões de pontos por segundo
. 48 milhões de operações de shader por segundo

Memória

. 512 MB GDDR3 a 700MHz
. Interface de memória de 22,4GB/s
. Banda para EDRAM de 256GB/s
. Bus frontal de 21,6GB/s

Áudio

. Saída Surround multicanal
. Suporte para áudio em 16 bits, 48KHz
. 320 canais independentes de descompressão
. Processamento de 32 bits
. Mais de 256 canais de áudio

Vídeo

. Todos os jogos com suporte para 16:9, 720p e 1080i, anti-aliasing

Diversos

. Leitor com suporte para DVD-video, DVD-Rom, DVD-R/RW, CD-DA,
  CD-Rom, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD, JPEG photo CD
. Frente colorida removível
. 3 portas USB 2.0
. Suporte para 4 controles sem fio
. Disco rígido removível de 20GB
. Conectividade Wi Fi
. Câmera opcional


1) Disco rígido removível; 2) Porta infravermelha; 3) Benadeja de DVD; 4) Slots para unidade de memória; 5) Botão de conexão sem fio; 6) Botão Power\Anel de Luz; 7) Portas USB 2.0 (há duas delas aqui e terceira na lateral)


A sopa de siglas é complexa até mesmo para os mais inteirados na estrutura de um computador e programação, mas já dão uma idéia da capacidade do aparelho. O processador central IBM Power PC é da mesma família dos utilizados nos recentes computadores Macintosh e no GameCube, da Nintendo.

Essa nova versão terá três núcleos independentes - permitindo que cálculos diferentes como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem atrapalhar uns aos outros. Isso permite que games para o Xbox 360 ofereça inimigos mais "espertos" e mundos que simulam realidade com maior precisão. A grande quantidade de memória "cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.

A placa de vídeo que equipa o Xbox 360 é de uma nova geração de hardware da ATI, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais. Ela terá de compartilhar os 512MB de memória centralizada do console com o processador central, mas 10MB de memória embutida devem garantir que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders", que permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlos, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.

As interfaces de áudio e vídeo permitirão (e, de fato, garantirão) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garantirá que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.

O Xbox 360 utilizará um drive de DVD convencional, que lerá discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. Ele não será capaz de gravar as mídias, mas lerá discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduzirá filmes, música e fotos. Através de uma conexão em rede com micros rodando Windows XP, USB ou Wi Fi sem fio, ele poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou tocador de MP3.

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