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13/10/2006
Primeiras impressões: Las Vegas brilha no novo "Rainbow Six"

THÉO AZEVEDO
de Paris, para o UOL

Divulgação

Las Vegas: arraso visual

Las Vegas: arraso visual

Com "Vegas", as coisas mudaram um pouco em "Rainbow Six", do cenário - agora ambientado em uma Las Vegas dominada por terroristas - ao estilo de jogo, que coloca você na pele de um oficial antiterrorismo que lidera dois companheiros de equipe, controlados por inteligência artificial. Durante visita do UOL à produtora Ubisoft, a gerente Fabienne Laurède trouxe à tona o mesmo demo, para Xbox 360, colocado à disposição durante a X06, evento realizado pela Microsoft em setembro, na Espanha.

Em pauta, o quinto mapa do game: logo de cara, à bordo de um helicóptero, enquanto você ouve as instruções da missão, observa os estragos feitos pelos terroristas na cidade da jogatina, com seus cassinos tomados pelas chamas e suas luzes envoltas pela poeira e fumaça. Ao se aproximar de um cassino com uma fachada que lembra uma igreja, você e seus parceiros descem por cordas, para se infiltrar no local e salvar os reféns.

A queda já acontece em meio ao fogo cruzado, mas seus parceiros não são muito dependentes - o que é bom -, então já saem distribuindo tiros sem qualquer cerimônia. As ordens são bastante simples: basta colocar o cursor no local desejado e comandar seus parceiros para ir até lá e "limpar" a cena, por exemplo. Se por um lado os cenários são um pouco escuros, favorecendo a aparição repentina de inimigos, há também muitos elementos que servem de esconderijo. Para utilizá-los, basta dirigir-se até um deles e pressionar o gatilho esquerdo, mudando a câmera da primeira para a terceira pessoa.

Mais à frente, está um trecho onde é preciso descer de rappel: é só caminhar até o gancho e pressionar o botão A, para que o oficial fique na posição; então, pressione A novamente e mova a alavanca para baixo, até chegar à frente de uma janela; um novo toque no A e o oficial quebra a janela, em uma entrada com ar cinematográfico. Além da corda de rappel, outro "brinquedinho" disponível é uma câmera similar à vista em "Splinter Cell", que serve para espionar o que há do outro lado da porta.

Graficamente, o jogo está um arraso e boa parte disso graças à brilhante escolha de Las Vegas como cenário da trama. São muitos e vibrantes efeitos de luzes, com cenários parcialmente destruídos e que pioram com as trocas de tiro. A mistura de ação e estratégia parece estar na medida certa, em um nível adequado para um jogo de tiro em um console, dando a "Rainbow Six" o vigor que estava precisando.

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