UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

TGS 2008

Sobre a TGS

De 9 a 12 de outubro, Tóquio se transforma na capital mundial dos games. É quando acontece a edição 2008 da Tokyo Game Show (TGS), considerada uma das mais importantes feiras de games do mundo, ao lado da americana E3 e da européia Games Convention. O evento dedica os dois primeiros dias à imprensa e aos negócios, abrindo no final de semana para o público em geral.

Em 2008, a Level-5 se impõe como uma das grandes, mesmo sendo uma companhia jovem, que completou recentemente apenas dez anos de existência. Em termos de visibilidade, o estande só fica atrás das potências tradicionais e tem mais destaque que o de produtoras como Tecmo, Koei e SNK-Playmore.

Sendo um evento organizado pela CESA, associação que reúne as produtoras de games do Japão, a TGS conta com a participação dos principais "players" da indústria, a começar pela gigante Sony, a fabricante do PlayStation 3 e do PSP. Entre os maiores estandes estão os da Microsoft, Bandai-Namco, Konami, Capcom, Sega e Square Enix. Das companhias mais conhecidas, apenas a Nintendo não participa, por divergências com a associação.

As produtoras estrangeiras aparecem pouco, mas Electronic Arts e Ubisoft trouxeram estandes próprios. Além disso, há pavilhões divididos por países, como Canadá, Taiwan, China (Pequim) e Holanda. No total, 209 companhias confirmaram presença, número que perde apenas para a edição do ano passado, que reuniu 217 empresas.

Games para todos

A Tokyo Game Show também possui seções dedicadas a celulares, jogos online para PC (que não chegam a ser tão populares como em outros países da Ásia ou no Ocidente) e também uma área exclusiva para o público infantil, que exibe jogos adequados para a faixa etária. O evento também conta com seção para venda de souvenires - os da Square Enix, produtora de "Final Fantasy" e "Kingdom Hearts", são invariavelmente os mais populares - e um Museu de Ciência dos Games, que mostra o funcionamento de algumas tecnologias usadas em consoles e portáteis.

Realizado tradicionalmente no Makuhari Messe - que fica na província de Chiba, vizinha a Tóquio -, o evento atrai uma multidão de visitantes todos os anos, que vêm para conferir as principais novidades do mercado local de games, que, mesmo não exibindo a pujança de outrora, ainda é um dos atores principais no cenário mundial.

Uma das novidades da edição de 2008 é o Sense of Wonder Night 2008, em que conceitos inovadores para games serão apresentados. Previsto para começar às 10h do dia 10 (horário de Brasília), 12 trabalhos de diferentes nacionalidades serão apresentados: são sete concorrentes do Japão, três dos Estados Unidos e um do México e outro da Argentina. O evento tem apoio da Nintendo e do XNA, a plataforma de desenvolvimento de jogos da Microsoft.

A organização prevê 180 mil visitantes para a edição de 2008, um pouco abaixo do recorde de 193 mil pessoas de 2007. Mas o que aumenta a cada ano é a cobertura da imprensa, sendo que, no ano passado, o número também foi recorde: 1.577 profissionais da imprensa internacional - entre 16 do Brasil, vindo de quatro veículos diferentes - vieram conferir o evento, que se somaram aos 4.670 do próprio país para esmiuçar as novidades da Tokyo Game Show.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host