UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

TGS 2008

13/10/2008 - 12h41

Direto da TGS: curiosidades da feira, das filas ao cosplay

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Tóquio

Akira Suzuki/UOL

TGS vira passarela para os "cosplayers"

TGS vira passarela para os "cosplayers"

Mais que uma feira de entretenimento eletrônico, a Tokyo Game Show é uma celebração da cultura gamer. Durante quatro dias, o centro de convenções Makuhari Messe se transforma em um reduto cheio de curiosidades, das enormes filas aos desfiles de cosplay, passando pelas criativas formas que os expositores encontram para chamar a atenção do público.

No final de semana, quando evento abre ao público, até mesmo caminhar pelos corredores torna-se uma tarefa árdua. As filas começam do lado de fora, no acesso à Tokyo Game Show, e atingem o ápice nos estandes – foram necessários apenas sete minutos para "travar" a fila de "Monster Hunter 3", da Capcom. Para os nipônicos, vale esperar mais de quatro horas para jogar alguns minutos do game de captura de monstros para Wii.

Para organizar tanta gente, os expositores lançam mão de recursos como megafones e até cordões de isolamento. Mas quando se trata de atrair a atenção dos visitantes, as "promoters" ainda são o artifício predileto (e o mais eficiente). Algumas empresas, como a Namco Bandai, recrutam um verdadeiro exército de moçoilas para atingir em cheio a audiência predominantemente masculina.

Feira é símbolo da cultura gamer

Entretanto, há quem visite a Tokyo Game Show com o objetivo de, simplesmente, se expressar. É o caso dos cosplayers, praticantes sérios da arte de se vestir e encarnar personagens famosos – não apenas dos jogos, mas de animes, mangás etc. Além de desfilarem pelo evento, eles posam para fotos e vídeos entre um hall e outro do Makuhari Messe.

Para a maioria das pessoas, tanta gente em um só lugar pode parecer algo assustador, mas para os gamers nipônicos, é simplesmente um final de semana perfeito.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host