UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

TGS 2009

Sobre a TGS

TGS 2009 De 24 a 27 de setembro, o Japão se transforma na capital mundial dos games. É quando acontece a edição 2009 da Tokyo Game Show (TGS), considerada uma das mais importantes feiras de games do mundo, ao lado da americana E3 e da alemã Gamescom. O evento dedica os dois primeiros dias à imprensa e aos negócios, abrindo no final de semana para o público em geral.

Sendo um evento organizado pela CESA, associação que reúne as produtoras de games do Japão, a TGS conta com a participação dos principais "players" da indústria, a começar pela gigante Sony, a fabricante do PlayStation 3 e do PSP. Das companhias mais conhecidas, apenas a Nintendo não participa, devido a divergências com a associação. Neste ano, a Big N participa de um evento em Kyoto (onde fica a matriz da companhia), o Cross Media Experience 2009.

Em 2009, o maior estande será da Square Enix (em conjunto com a Taito), seguido da Sony, Konami, Microsoft, Capcom, Sega, Bandai Namco e Koei Tecmo. A Level-5, de "Professor Layton", continua a investir no evento, com um espaço tão amplo quanto o da Konami. Apenas duas empresas “estrangeiras” terão presença de peso: a francesa Ubisoft e a Alienware, que fabrica acessórios para PC.

A Tokyo Game Show também possui seções dedicadas a celulares, jogos online para PC (que não chegam a ser tão populares como em outros países da Ásia ou no Ocidente) e também uma área exclusiva para o público infantil, que exibe jogos adequados para a faixa etária.

Aliás, os games para celular foram os que mais cresceram na edição de 2009: são 168 jogos, contra 110 do ano passado. Assim, é a plataforma com maior presença no evento, perdendo apenas para os títulos de PC, com 130 títulos. Entre os videogames, o Nintendo DS é o que tem mais jogos (97), seguido – surpresa - do Xbox 360 (40). Depois vem o PSP (24), PlayStation 3 (21), Wii (20) e PlayStation 2 (3). No total, 699 títulos foram divulgados, mas o número pode aumentar com algumas revelações de última hora.

Além do videogame

O evento também conta com seção para venda de souvenires - os da Square Enix, produtora de "Final Fantasy" e "Kingdom Hearts", são invariavelmente os mais populares - e dois espaços para o Museu de Ciência dos Games, que mostra o funcionamento de algumas tecnologias usadas em consoles e portáteis. Além disso, também serão analisados os principais “xoguns” (generais japoneses), tendo como gancho a moda dos games que se passam no período feudal nipônico, casos de "Sengoku Basara 3", da Capcom, e "Samurai Warriors 3", da Koei Tecmo.

Realizado tradicionalmente no Makuhari Messe - que fica na província de Chiba, vizinha a Tóquio -, o evento atrai uma multidão de visitantes todos os anos, que vêm para conferir as principais novidades do mercado local de games, que, mesmo não exibindo a pujança de outrora, ainda é um dos atores principais no cenário mundial.

Uma das novidades da edição de 2008, Sense of Wonder Night retorna neste ano. O evento, que acontece na sexta-feira (25), tem objetivo de mostrar conceitos inovadores. Concorrem dez trabalhos, sendo seis japoneses, dois dos Estados Unidos, um da Austrália e outro da Suécia.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host