22/09/2006 - 15h32 Direto da TGS: "Sonic" não aproveita capacidade da nova geração AKIRA SUZUKI Enviado especial a Tóquio
Há algum tempo, Sonic e sua turma não vem brindando os jogadores com bons títulos e o intuito da edição para a nova geração de consoles era mesmo voltar às origens - veja que o título também é o mesmo do primeiro jogo -, ao menos na qualidade.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. "Sonic the Hedgehog" nada tem a ver com incursões desastradas como "Shadow the Hedgehog", mas algo lembra, em diversão, a franquia "Adventure", que começou no Dreamcast. Na falta de idéias para renovar o estilo da série, o game agora tem três personagens.
Além de Sonic e Shadow, aparece Silver, um personagem que vem do futuro. Sua característica é o uso de poderes mentais. Com isso ele pode levitar contêineres, caixas, pedras e outros tipos de objetos e arremessá-los para cima dos inimigos, servindo como arma. Esse funcionamento lembra o do jogo "Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy", por exemplo.
A novidade dessa edição é o uso de uma simulação de física, que faz os objetos interagirem de maneira realista. Eles colidem uns com outros e até mesmo as peças dos robôs reagem às forças aplicadas sobre elas, ainda que sumam depois de um tempo. Isso criou algumas situações inusitadas, como o Silver colidir, quando estava planando, com os objetos levitados por seu poder da mente, e isso fez com que ele afundasse no fundo do mar.
Mas acertar esses objetos nos inimigos pode ser um golpe de sorte, pois nunca se sabe se ao certo a direção. Há também pequenos círculos no chão, onde o uso de seu poder pode acarretar em diversos resultados, como abrir um portão ou criar escadarias. O uso dos poderes psíquicos de Silver ainda serve para impedir mísseis, e fazê-los voltar contra seus lançadores ou contra qualquer outro adversário. A câmera também fica em posições não muito confortantes, escondendo inimigos da visão do jogador.
Em termos visuais, segue a linha da série, com a diferença que é em alta resolução de 720 linhas. Além da simulação de física, o diferencial é que estruturas grandes podem ser destruídas, apesar de serem parte de um script planejado. O tempo de carregamento deste jogo, em particular, era mais comprido, chegando a 30 segundos, mas depois, a fase inteira prosseguiu sem um novo "loading", aparentemente.
"Sonic the Hedgehog" é um jogo para PlayStation 3 e Xbox 360. Leia mais Cobertura completa da Tokyo Game Show 2006 |