UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

23/09/2006 - 16h50
Direto da TGS: "Lair" abusa do controle 'sensível' do PS3

AKIRA SUZUKI
Enviado especial a Tóquio


"Lair" foi um dos primeiros jogos anunciados para o PlayStation 3, mas agora começou a tomar forma com a introdução dos sensores que equipam o controle do console. À primeira vista, o game remete a "Panzer Dragoon", clássico game para Saturn, mas o método de exploração e de combate é bem diferente.

A maior característica do game é mesmo o uso do sensor de movimentos para controlar o dragão. Assim como em "Warhawk", demora para ter domínio pleno do bichano, pois falta referências para sincronizar o nível de inclinação do controle e o comando do personagem na tela. Você também pode controlar a aceleração ou diminuir a velocidade.

Depois de um breve tutorial, é hora do combate, quando o game começa a ficar mais empolgante. O botão R1 serve para marcar um inimigo ("lock on") e usando o botão X faz com que se aproxime rapidamente deste oponente. Depois de uma primeira trombada, a tela troca de visão, com os dois dragões na tela, vistos de trás.

Nessa hora, deve-se deslocar o controle para cima do inimigo, como se você pegasse o seu dragão com as duas mãos e o fizesse trombar com o adversário. A partir dessa etapa parte para o confronto cara-a-cara entre as feras, com direito a mordidas e cusparadas de fogo. Por último, escolhe-se um movimento de finalização: num deles, seu fiel companheiro abocanha o cavaleiro adversário, arremessando para cima, para o protagonista dar o golpe derradeiro.

O esquema de combate aéreo é interessante e o que melhor fez melhor uso dos sensores do controle. Diverte bastante, apesar de tender a cansar rápido, em caso não haver mais diversidade de lutas. Os combates no chão ajudam um pouco, ainda mais atropelar exércitos como um caminhão desgovernado.

"Lair" é bastante competente em seu visual. Tanto cenários como os dragões são moldados com bons detalhes e texturas. Mas o game fica ainda mais belo com os efeitos de "gloom", que deixa os contornos refletindo a luz do ambiente, e de "self shadow", que aplica sombras projetadas nos objetos.

Leia mais
Cobertura completa da Tokyo Game Show 2006