23/09/2006 - 16h50 Direto da TGS: "Lair" abusa do controle 'sensível' do PS3 AKIRA SUZUKI Enviado especial a Tóquio
"Lair" foi um dos primeiros jogos anunciados para o PlayStation 3, mas agora começou a tomar forma com a introdução dos sensores que equipam o controle do console. À primeira vista, o game remete a "Panzer Dragoon", clássico game para Saturn, mas o método de exploração e de combate é bem diferente.
A maior característica do game é mesmo o uso do sensor de movimentos para controlar o dragão. Assim como em "Warhawk", demora para ter domínio pleno do bichano, pois falta referências para sincronizar o nível de inclinação do controle e o comando do personagem na tela. Você também pode controlar a aceleração ou diminuir a velocidade.
Depois de um breve tutorial, é hora do combate, quando o game começa a ficar mais empolgante. O botão R1 serve para marcar um inimigo ("lock on") e usando o botão X faz com que se aproxime rapidamente deste oponente. Depois de uma primeira trombada, a tela troca de visão, com os dois dragões na tela, vistos de trás.
Nessa hora, deve-se deslocar o controle para cima do inimigo, como se você pegasse o seu dragão com as duas mãos e o fizesse trombar com o adversário. A partir dessa etapa parte para o confronto cara-a-cara entre as feras, com direito a mordidas e cusparadas de fogo. Por último, escolhe-se um movimento de finalização: num deles, seu fiel companheiro abocanha o cavaleiro adversário, arremessando para cima, para o protagonista dar o golpe derradeiro.
O esquema de combate aéreo é interessante e o que melhor fez melhor uso dos sensores do controle. Diverte bastante, apesar de tender a cansar rápido, em caso não haver mais diversidade de lutas. Os combates no chão ajudam um pouco, ainda mais atropelar exércitos como um caminhão desgovernado.
"Lair" é bastante competente em seu visual. Tanto cenários como os dragões são moldados com bons detalhes e texturas. Mas o game fica ainda mais belo com os efeitos de "gloom", que deixa os contornos refletindo a luz do ambiente, e de "self shadow", que aplica sombras projetadas nos objetos. Leia mais Cobertura completa da Tokyo Game Show 2006 |