UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

16/09/2005 - 18h03
Criador diz que "Metal Gear Solid 4" será o último dirigido por ele

Da Redação

Em evento no estande da Konami na Tokyo Game Show, Hideo Kojima, criador da série "Metal Gear", afirmou que "Guns of the Patriots" será o último episódio dirigido por ele. O diretor de arte Yoji Shinkawa também se despedirá da série.

No terceiro talk show de Kojima, intitulado "Mission 3: Metal Gear Saga on TGS", ele relembrou sua trajetória na Konami. "Eu queria mesmo é ser escritor ou fazer cinema, mas não deu. Aí, eu encontrei o Famicom [o NES japonês]". "Queria trabalhar com o Famicom, mas me mandaram para o departamento de MSX. Planejei um jogo de ação, mas não foi aprovado. Já estava pensando em desistir da firma quando meu chefe disse para fazer um último jogo antes de desistir. E assim nasceu 'Metal Gear'", conta o diretor sobre seu memorável game de 12 de julho de 1987, para computadores MSX2.

E fala das dificuldades em emplacar o projeto: "Quando apresentei o jogo, explicando que era necessário fugir e se esconder, meus chefes não entenderam. Era um gênero inédito, afinal. Todos estavam contra e tive muito trabalho para convencê-los."

Sobre a continuação, também para MSX2, disse que decidiu fazê-lo pois a continuação para NES não foi muito bem. E manda um torpedo: "É um lixo. Lixo (risos). Mas, sem ele, a série 'Metal Gear Solid' não existiria". Ele conta que o Shinkawa decidiu entrar na indústria do videogame por causa de "Metal Gear 2: Solid Snake", para MSX2, lançado em 19 de julho de 1990.

O primeiro jogo para os consoles mais recentes, "Metal Gear Solid" para PlayStation, foi o que possibilitou a construção da Kojima Production, uma divisão da Konami. No início, o time tinha apenas 20 integrantes.

O diretor explicou que a saga está dividida em duas trilogias. A trilogia Big Boss compreende, em ordem cronológica, "Metal Gear Solid 3: Snake Eater", "Metal Gear" e "Metal Gear 2: Solid Snake". Já a trilogia Solid começa em "Metal Gear Solid", passa por "Sons of Liberty" e terminará em "Guns of the Patriots".

E anunciou uma notícia bombástica. Disse que esse será seu último "Metal Gear" como diretor. Até antes da E3 deste ano, ele havia dado a entender que nem dirigiria a quarta versão, desmentida, para a felicidade dos presentes, durante a feira americana com a apresentação de um trailer.

Em nota relacionada, "Metal Gear Solid 3: Subsistence" será lançado em 3 DVDs no dia 22 de dezembro, no Japão. O primeiro disco terá a aventura principal, enquanto o segundo conterá o modo online, duel, Snake vs Ape e as versões originais de "Metal Gear" e "Metal Gear 2: Solid Snake". O terceiro disco terá vídeos.

A Tokyo Game Show seguirá até domingo (18).