Topo

Museu americano tem 15 mil peças sobre games

23/03/2009 20h04

O Strong National Museum of Play, museu em Nova York dedicado a jogos e brincadeiras, anunciou a abertura de uma galeria dedicada aos videogames, o National Center for the History of Electronic Games (Centro Nacional pela História dos Jogos Eletrônicos).

Esta coleção tem mais de 15 mil peças, indo do primeiro Odyssey, de 1972, ao Wii, lançado no final de 2006, passando por mais de cem aparelhos portáteis, além de dez mil jogos. Além disto, outros materiais - como anúncios, caixas, produtos derivados, revistas e artefatos afins - também estão à mostra para os fãs de jogos de todas as idades.

"Jogos eletrônicos não estão mudando apenas a maneira como jogamos; eles têm um efeito profundo na forma como aprendemos e a maneira como interagimos uns com os outros", disse G. Rollie Adams, executivo-chefe do museu. "Pelo fato de o Strong National Museum of Play ser dedicado a explorar o papel da brincadeira na vida americana, temos interesse especial no crescente impacto que os jogos eletrônicos têm nela. O National Center for the History of Electronic Games é o mecanismo do museu para coletar jogos, artefatos relacionados e documentação; e para interpretá-los através de mostras, publicações e outros meios".

Mais informações sobre o museu podem ser obtidas em seu
site oficial.