Topo

"Tetris" é benéfico para cérebro, diz estudo

"Tetris" para Game Boy é uma das versões mais populares do quebra-cabeça russo -
"Tetris" para Game Boy é uma das versões mais populares do quebra-cabeça russo

02/09/2009 15h17

Uma pesquisa realizada encomendada pelos criadores de "Tetris" e realizada pela Mind Research Network traz revelações curiosas sobre o efeito do game em questão em seus jogadores.

O estudo acompanhou por três meses 15 adolescentes do sexo feminino entre 12 e 15 anos sem grande experiência com "Tetris". O cérebro dos participantes foram mapeados através de ressonância magnética para verificar diferenças em relação a um grupo de referência, que não jogou o game.

As garotas jogaram "Tetris" 90 minutos por semana e ao longo do estudo foram verificados dois efeitos no cérebro: houve maior eficiência em determinadas áreas e obteve-se um córtex mais denso, também em locais específicos, o que é um sinal de mais massa cinzenta.

Os especialistas afirmaram que concentrar-se em uma "tarefa visual-espacial desafiadora" como um videogame pode alterar a estrutura cerebral propriamente dita, e não apenas aumentar sua atividade. Segundo o Richard Haier, a pesquisa pode servir para "demonstrar que um jogador de 'Tetris' pode ter efeitos duradouros que se generalizem a outras atividades", indicando que jogar certos games pode ajudar a combater o declínio mental que vem com o avanço da idade.

Uma edição gratuita de "Tetris" pode ser jogada no site oficial.
Mais
"Tetris", mesmo aos 25 anos, continua irresistível