Topo

Jogos musicais fazem Activision perder US$ 286 milhões

13/02/2010 14h25

A Activision Blizzard declarou seus resultados financeiros para o último trimestre de 2009, o terceiro de seu ano fiscal. Apesar do estrondoso sucesso de "Call of Duty: Modern Warfare 2", a companhia não conseguiu ter lucros no período, apesar de ter batido a estimativa de venda dos analistas.

Dentro das regras que norteiam a contabilidade nas empresas dos Estados Unidos (GAAP), a companhia declarou uma arrecadação de US$ 1,56 bilhão e prejuízos de US$ 286 milhões (US$ 0,23 por cota de ação) no trimestre, quase quatro vezes mais que a queda de US$ 72 milhões (US$ 0,05 por cota) registrada no mesmo período em 2008.

A companhia atribuiu "uma redução de US$ 0,19 por cota de ação à valorização de bens intangíveis refletindo o impacto de um mercado de jogos mais fraco nos gêneros casual e musical".

Isso significa que o mesmo gênero de ritmo que tanto cresceu e trouxe lucros para a companhia no passado, não retornou dessa vez o pesado investimento feito pela Activision na franquia Guitar Hero, incluindo "Band Hero" e "DJ Hero", acarretando uma desvalorização das marcas. Por causa disso, a companhia decidiu que lançará apenas dois jogos musicais no ano fiscal, sendo um "Guitar Hero" e "DJ Hero 2", ambos para o segundo semestre de 2010.

Ainda um sucesso

Deixando de lado o gênero musical, a companhia obteve uma arrecadação de US$ 2,5 bilhões no trimestre outubro-dezembro. A empresa anunciou que vai acertar um dividendo anual de US$ 0,15 por ação em 20 de abril e que vai gastar US$ 1 bilhão para recomprar suas ações, valorizando as cotas existentes - uma boa notícia para os acionistas.

Para o ano fiscal completo, que se encerrou em 31 de dezembro de 2009, a arrecadação GAAP da Activision Blizzard foi de US$ 4,28 bilhão e US$ 113 milhões em lucros.

Complementando o relatório, a Activision Blizzard citou alguns feitos de 2009, baseados em dados do NPD Group (Estados Unidos) e Gfk Chart-track (Europa). Embora o gênero tenha freado, "Guitar Hero" foi uma das quatro franquias mais vendidas o período. Mesmo com vendas fracas nos Estados Unidos, a companhia destacou que "DJ Hero" foi uma das "novas propriedades intelectuais de maior arrecadação" nos dois territórios, graças ao alto preço cobrado pelo produto, que custa US$ 120.

Para o atual trimestre que se encerra em 31 de março, o primeiro de seu ano fiscal 2010, a Activision Blizzard está esperando uma arrecadação GAAP de US$ 1,1 bilhão, com lucros de US$ 0,20 por cota de ação. Para o restante do ano, a empresa estima uma arrecadação de US$ 4,2 bilhões com lucros de US$ 0,47 por cota.