Topo

Jogando online, "Skate 3" tem elementos de MMO

16/02/2010 15h40

Com a decadência da franquia "Tony Hawk", a série "Skate" da Electronic Arts posiciona-se para se tornar a referência do esporte nos videogames. Grande parte do sucesso vem do sistema de controles, que utiliza as duas alavancas analógicas para realizar manobras, e um compromisso com realismo que agrada, principalmente, os praticantes do esporte na vida real.

Agora a EA Sports, selo esportivo da empresa, prepara o terceiro game da marca para PlayStation 3 e Xbox 360, com gráficos renovados, controles mais precisos e muitas novidades. A principal é a nova cidade que serve como cenário: Port Carverton é o paraíso dos skatistas e suas ruas, praças e calçadas são totalmente livres para a prática do esporte.

O aspecto social da série "Skate" sempre foi forte, com suporte a fotos e vídeos que podem ser compartilhados com amigos. "Skate 3" dá um passo à frente e torna a interação ainda mais profunda ao apagar a linha que divide o multiplayer da experiência solo.

Ao jogar com o videogame conectado, é possível ver os amigos engajados em suas próprias experiências de campanha e ajudá-los em um esquema que privilegia equipes, uma funcionalidade que toma emprestados de jogos online sem limite de jogares (os MMOs, na sigla em inglês). Na falta de amigos online, o jogo fornece personagens controlados por computador.

Na jornada para completar todos os objetivos da campanha principal, o usuário conta com a ajuda de seu guru. A figura do veterano é inspirada por skatistas dos anos 70 e seu intérprete é ninguém menos do que o ex-skatista e hoje ator Jason Lee, da série "My Name is Earl" e filmes como "Alvin e os Esquilos" e "Procura-se Amy".